O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado no dia 10
O tema é frequente e preocupa. O suicídio está presente em todas as camadas sociais e faixas etárias. A constatação levou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Vera Cruz a elaborar uma programação para todo o mês, o chamado Setembro Amarelo. Isso porque, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro. O cronograma de ações inicia nesta segunda-feira (4), com uma caminhada e distribuição de material informático, com saída do Caps até a Praça José Bonifácio, onde roda de conversa com a equipe de profissionais do Caps.
“Pensamos em fazer algo mais pontual, mas as situações mais recentes, nos levaram a uma programação mais extensa e presente nas comunidades. Construímos uma fala para palestras, sala de espera e rodas de conversa, para nos aproximar das pessoas. Durante o mês de setembro falaremos sobre o assunto em diversos locais da cidade, conforme solicitação das Agentes de Saúde e demais entidades interessadas, basta nos contatar”, salienta a psicóloga Iara Ortiz Paz, coordenadora do Caps.
Conforme ela, diariamente alguém procura atendimento, seja pessoalmente, por telefone ou por encaminhamento de alguma unidade de saúde, com risco de suicídio. “Já evitamos muitos casos com a nossa intervenção. Hoje o assunto é mais discutido na imprensa, mas ainda há muitas situações que passam por acidentes de trânsito ou domésticos, que ficam camufladas, mas são casos de suicídio. Vai muito além das estatísticas”, relata Iara.
Para a psicóloga a programação pode fazer com que mais casos sejam atendidos, já que a sociedade atual está muito imediatista e intolerante. “As pessoas se encorajam a falar e nós estamos preparados para receber essa demanda pela importância que o assunto requer”, completa, alertando que existem outras formas de acabar com o sofrimento de uma frustação. O Caps atende das 7h30min às 16h30min, na Rua Jacob Schneider, nº 131. A equipe é composta por 15 profissionais que priorizam o atendimento às tentativas de suicídio.
CRONOGRAMA DE AÇÕES SETEMBRO AMARELO
Dia 4 – segunda-feira
13h30min: Caminhada para divulgação do Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio (saída do Caps, passando pelo Posto de Saúde Central, Prefeitura Municipal até a Praça José Bonifácio com roda de conversa)
Dia 7 – quinta-feira
14h – Participação no 2º Feliz Cidade na Praça
Dia 11 – segunda-feira
14 horas: Roda de conversa na Pastoral da Saúde da Esquina Koelzer.
Dia 12 – terça-feira
13h30min: Roda de conversa na Associação Assistencial Lar dos Idosos, em Rincão da Serra
Dia 19 – terça-feira
13 horas: Encontro de capacitação dos profissionais da Saúde, no auditório da Secretaria de Cultura. Palestra Prevenção do Suicídio na Adolescência, com Rosylaine Moura
Dia 26 – terça-feira
13 horas: 2º encontro da capacitação dos profissionais da Saúde, no auditório da Secretaria de Cultura. Palestra Prevenção do Suicídio na Adolescência, com Rosylaine Moura
Notícias relacionadas
“Vamos continuar trabalhando em relação a isso”, diz prefeito sobre suspensão das obras da Almirante Alexandrino
Superior Tribunal de Justiça manteve a suspensão dos serviços de revitalização em rua de Rio Pardo
Com quase 6 mil candidatos, concurso para auditor do Estado ocorre no domingo
Provas para a carreira da Cage, vinculada à Sefaz, serão realizadas em dez locais de Porto Alegre
ARAUTO REPÓRTER UNISC 10 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Banco do Povo repassou quase 5 MILHÕES de reais para empreendedores de Santa Cruz em 2024. ➡️ Economista explica novas regras com relação ao PIX. ➡️ Santa-cruzenses podem bloquear ligações de telemarketing…
Quem é a puta aqui?
Mas Amsterdã me devolveu outra coisa: as putas daqui têm até o Museu do Sexo, e as do meu bairro só tinham a porta dos fundos.