Sessenta e dois guardas municipais de Santa Cruz do Sul receberam certificados
Sessenta e dois guardas municipais de Santa Cruz do Sul, vinculados à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte (Sesde) foram prestigiados na tarde desta quinta-feira (26), em cerimônia de formatura realizada no salão nobre do Palacinho. Eles receberam certificados pela conclusão de cursos de formação em utilização de arma de fogo. Desse grupo, 58 concluíram a reciclagem para renovação de porte de revólver calibre 38 e outros quatro capacitaram-se para porte funcional de pistola calibre 380.
Com carga horária de 80 horas/aula e 120 disparos, a reciclagem foi realizada de 28 de agosto a 2 de setembro. Já o segundo, com carga horária de 100 horas/aula e 364 disparos de pistola, aconteceu de 11 a 19 de setembro. O conteúdo, distribuído em 30% de aulas teóricas e 70% de atividades práticas, versou sobre temas como direitos humanos, legislação, abordagem de pessoas em veículos e a pé, procedimentos em casos de situações suspeitas, imobilização e condução, entre outros.
Ambos os cursos foram ministrados pela Escola de Tiro Keller, vencedora da licitação. As provas foram acompanhadas por um agente da Polícia Federal (PF). Cabe lembrar que a cada dois anos os guardas são submetidos a avaliações psicológicas e testes psicotécnicos e a partir dos resultados podem ou não participar dos cursos de capacitação.
Em sua fala o secretário municipal de Segurança ressaltou o trabalho da corporação que permanece 24 horas à disposição da comunidade. Ele afirmou que a Guarda Municipal registra um crescimento não apenas em seu quadro efetivo, mas também em qualidade, e destacou que os cursos realizados representam um avanço significativo nos mais de 20 anos de existência da instituição, oferecendo a possibilidade de armamentos mais condizentes para o enfrentamento da criminalidade. “Cada dia que passa a Guarda Municipal amplia sua atuação e assume um papel de mais relevância e destaque dentre as forças de segurança do Município”, observou.
A instituição é responsável pela proteção e segurança de 150 próprios municipais, presta apoio à Ronda Social, integra a Defesa Civil, também atua no resgate de animais abandonados e dando suporte às ações de fiscalização do Município. Mais recentemente ampliou sua atuação com o Centro Integrado de Videomonitoramento, em parceria com outras forças de segurança pública, com o início das atividades da ronda escolar e com a implantação do módulo compartilhado da Praça Getúlio Vargas.
Durante a cerimônia os certificados foram entregues a cada um dos formandos pelo prefeito Telmo Kirst, em cerimônia que contou com a presença de secretários, vereadores e membros da corporação. O investimento do Município nas capacitações foi de aproximadamente R$ 190 mil.
Notícias relacionadas
Rodrigo Rabuske: o guri de Pinheiral quer voar
Contador, professor e vereador mais votado em Santa Cruz compartilha trajetória e fala do futuro na política
Homem é preso pela Brigada Militar após roubar moto em Santa Cruz
Indivíduo fugiu para Candelária e foi detido pelos agentes do município
Banco de Leite de Bento Gonçalves inspira projeto em Santa Cruz
Visita feita à estrutura montada no Hospital Tacchini buscou informações para implantar modelo local
Caso da atriz Maidê Mahl passa a ser sigiloso após decisão da Justiça
Venâncio-airense foi encontrada desacordada em um quarto de hotel no mês de setembro