Geral e Política

Oito projetos ingressam na pauta da sessão da Câmara

Publicado em: 29 de outubro de 2017 às 07:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:30
  • Por
    Cátia Kist
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A reunião ordinária começa às 18h

    A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul da próxima segunda-feira (30), recebeu oito novos projetos. A ordinária inicia às 18h, mas reuniões importantes antecedem o encontro – às 15h com a Caixa Econômica Federal e às 16h30min com a Assemp. Já às 20h está agendada uma reunião solene para a entrega do título de cidadania a Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira.

    O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) ingressou com projeto de lei para que haja comunicação quando da interrupção ou suspensão do fornecimento de energia elétrica e água. Do Executivo partiram os projetos para a abertura de crédito especial de R$ 19.211,00 Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte; a autorização da mudança de afetação de área verde e a denomina de Praça Fernando Gouvêa; e a revogação das leis que autorizaram ceder o uso de automóvel para cada Unidade Municipal em Referência da Saúde do Trabalhador: UMREST/Rio Pardo, UMREST/Cachoeira do Sul e UMREST/Lajeado. Os vereadores Mathias Bertram (PTB), Luizinho Ruas e Alex Knak (PMDB) apresentaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

    O vereador Luizinho Ruas (PTB) ingressou com pedido de informações referente a disponibilização de local para o aterro sanitário. Mathias Bertram (PTB) quer saber sobre denúncias e inspeções relativas à antipichação.

    Indicações

    O vereador Gerson Trevisan (PSDB) ingressou com uma indicação para a realização de melhorias na pista de rolamento no entroncamento da Rua José do Patrocínio com a Rua Princesa Isabel, a conclusão da canalização de esgoto no Loteamento Amborst, a notificação do proprietário do terreno da esquia da Rua General Daltro Filho com a Rua Padre José Belzer, a manutenção e reformas na parada de ônibus existente defronte ao imóvel nº 694 da Rua Farroupilha. Melhorias na parada de ônibus existente defronte ao imóvel nº 465 da Rua Princesa Isabel.

    André Scheibler (SD) requer a disponibilização de transporte coletivo pela Rua Dona Leopoldina. Luizinho Ruas (PTB) requer a limpeza da sanga que passa pela Rua Getúlio Vargas, a instalação de redutor de velocidade próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santuário, a pintura da faixa de segurança defronte à EMEF Santuário.

    Licério Agnes (PP) indica a colocação de canos na Rua Ayrton Senna. Os vereadores ingressaram com uma indicação coletiva para a instalação de posto de saúde em Linha Saraiva. Bruna Molz (PTB) requer a instalação de redutores de velocidade e placas alertando sobre a travessia de animais na Rua Simão Honorato Mac-Carthy a Campis, Prefeito Armando Wink e Walter David. Francisco Carlos Smidt (PTB) indica o patrolamento e encascalhamento da estrada de Cerro Alegre Alto, a instalação de boca de lobo defronte ao imóvel nº 315, na estrada de Capão da Cruz.

    Alex Knak (PMDB) ingressou com o pedido para a colocação da sinalização “Siga livre à direita” na esquina das ruas Cristóvão Colombo com a Thomas Flores e a execução de melhorias na pavimentação da Rua Carlos Luiz Kolberg, mesmo pedido da vereadora Kelly Moraes. Bruno Cesar Faller (PDT) requer melhorias na sinalização das ruas Prof. José Soder, Prof. Edgar Gewehr e Dr. Edgar Mário Sperb.

    André Francisco Scheibler (SD) apresentou indicação para a instalação de redutor de velocidade na Rua Barão do Arroio Grande, entre os imóveis nºs 2.478 a 2.543. Mathias Bertram requer melhorias na parada de ônibus existente próximo ao imóvel nº 309 da Rua Ayrton Senna a sensibilização da Prefeitura para com as famílias afetadas pela transferência de seus filhos para creches de outras escolas de ensino fundamental. Alex Knak requer a demarcação de faixa de pedestre na Rua Ten. Cel. Brito, defronte aos Bombeiros, a demarcação de faixa de pedestre na Rua Coronel Oscar Rafael Jost.

    Audiência Pública

    A manhã de sexta-feira teve a realização de audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2018. A reunião ocorreu no Plenário da Câmara. A receita total estimada para o exercício de 2018, consideradas todas as fontes de recursos é de R$ 463.604.658,75.

    A Comissão de Finanças e Orçamento é formada pelos vereadores Elstor Desbessell (PTB), Ari Thessing (PT) e Mathias Bertram (PTB). Participaram ainda os vereadores Edmar Hermany (PP) e Bruno César Faller (PDT)