Proposta é focar as disciplinas na inovação e no empreendedorismo, que são as tendências do mercado
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma formação profissional mais dinâmica, inovadora e próxima ao mercado de trabalho, o curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi reformulado e passa a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2018, novidades na grade curricular. Segundo o coordenador do curso, professor Vanderlei Becker Ribeiro, a proposta é focar as disciplinas na inovação e no empreendedorismo, que são as tendências do mercado.
“Exemplo disso é que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, lançará o programa Instituição Amiga do Empreendedor, a fim de fomentar as características de empreender, tendo em vista que a inovação é dar utilidade à criação, à qualidade na solução de problemas e à superação de desafios”, aponta Ribeiro. Além disso, 64% da arquitetura curricular do curso será composta por módulos interdisciplinares e oficinas, com mensalidade reduzida se comparada ao valor atual.
De acordo com o coordenador, haverá, ainda, interatividade com cases e o uso de recursos digitais, de jogos de simulação e de salas diferenciadas para a realização das aulas, assim como atividades em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc), a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), empresas e associações. “Pretendemos fazer com que os alunos tenham, cada vez mais, contato com casos e vivências reais”, salienta Ribeiro.
O novo desenho curricular também prevê menos dias de aulas presencias, com conteúdos que podem ser desenvolvidos fora da sala de aula. “Isso tem sido uma tendência, o que significa menos custos para os estudantes”, observa o docente. “Para que o acadêmico se desloque até a universidade, o curso deve apresentar algo que lhe seja diferencial. Caso contrário, pode realizar as atividades em qualquer lugar ou hora”, complementa o coordenador, que destaca o novo perfil do administrador. “O profissional está mais dinâmico, inovador, criativo e informado, preocupado em solucionar problemas reais e com acesso a diversos recursos digitais”, afirma.
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