Proposta elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza na próxima segunda-feira (19) uma audiência pública a partir das 15h, quando será debatida a proposta de emenda à constituição estadual, que elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul, Corsan e Procergs. A audiência foi requerida pelos vereadores Alberto Heck (PT) e Bruno Faller (PDT).
Na justificativa, os vereadores destacam que a ideia é fomentar o debate sobre a aprovação da PEC do Estado, que irá implicar na venda de patrimônio dos gaúchos, voltando-se atrás numa decisão que ampliava a democracia e protegia a população de decisões arbitrárias. “Consideramos que retirar o plebiscito é eliminar da Constituição Estadual a participação popular no processo de decisão da venda dessas empresas públicas e deixa livre o caminho para liquidar o patrimônio do povo gaúcho, caso do Banrisul, Corsan e da Procergs”, diz a justificativa.
Vão participar da audiência pública o coordenador do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e região, João Carlos Heissler; a coordenadora administrativa do Sindicato dos Bancários, Marilus carvalho; o presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wunsch; o secretário de Saneamento Ambiental e Serviços Ambientais, Clewerton Vinícius Giordani; o delegado do Sindiágua de Santa Cruz do Sul, Astor Hoscheidt; e o engenheiro da Corsan, José Omero Finamor Pinto.
Notícias relacionadas
Vereadores de Venâncio Aires terão R$ 7 milhões para emendas impositivas
Em entrevista a Arauto News, Elígio Weschenfelder fala sobre aplicações dos recursos
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023