Fenômeno ocorreu na tarde de frio intenso desta quarta-feira
A previsão de frio intenso se confirmou e já gera o fenômeno de chuva congelada pela região. Moradores de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires relataram a queda de pequenas gotinhas brancas na tarde desta quarta-feira (28), o que pode até ser confundido com neve.
Entretanto, segundo o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, para ser neve o tempo deveria estar mais seco e frio. "A chuva congelada derrete ao cair e é como um pequeno grão de arroz. Já a neve é um floco que flutua", resume.
De acordo com Hoppe, o fenômeno ocorre porque na alta atmosfera é mais frio do que no solo. "A diferença (em média) é de 0,65 graus para cada 100 metros de diferença de altitude. Quando a temperatura fica abaixo de zero, a água congela e precipita na forma de granizo ou chuva congelada", explica.
Já para a ocorrência de neve, conforme explica o professor, a temperatura tem que estar abaixo de zero na atmosfera e o floco chega sem derreter até o chão. "Como ele tem uma estrutura hexagonal plana o floco é muito leve e flutua no ar", diz.
Veja vídeos gravados na região:
Moradores registram chuva congelada pela região. Fenômeno ocorreu na tarde de frio intenso desta quarta-feira no Vale do Rio Pardo. Leia mais em https://t.co/AeWZfJBqOm #JornalismoArauto #PortalArauto #Frio pic.twitter.com/oTIigBSTRA
— Portal Arauto (@portalarauto) July 28, 2021
Notícias relacionadas

Sexta-feira Santa: entenda por que é o único dia sem missa na Igreja Católica
Data, que relembra a morte de Jesus Cristo, é a única do calendário litúrgico em que não é celebrada a Santa Missa

Vera Cruz tem 267 benefícios do Bolsa Família cancelados
Todos que tiveram o benefício suspenso são orientados a procurar as vagas de trabalho disponibilizadas por meio do Sine, assim como os cursos de qualificação ofertados pelo Município

Laboratório Santa Cruz inaugura nova estrutura em Vera Cruz
Unidade fica localizada na Rua Carlos Werner, número 55

Guarda Municipal presta homenagem a agente falecido em cortejo pelas ruas de Santa Cruz
Rubens da Costa Lautert faleceu nesta quinta aos 57 anos