Empresário escolheu o solo santa-cruzense para prosperar e hoje coleciona uma trajetória de sucesso
Visionário. Essa, com certeza, é uma das características mais marcantes da trajetória pessoal e, principalmente, profissional de Fernando Mossmann. Natural de Arroio do Tigre, o empresário escolheu o solo santa-cruzense para explorar as possibilidades de crescer. Aqui, iniciou exercendo sua formação como farmacêutico bioquímico em análises clínicas e hoje, comanda dois empreendimentos de sucesso no município: o Laboratório Santa Cruz e a Stock Med.
A chegada em Santa Cruz do Sul foi em 1992. Mossmann era um dos cinco candidatos à vaga de bioquímico no Hospital Santa Cruz (HSC) e, por um diferencial, foi o escolhido. "Os outros quatro que estavam concorrendo ao cargo comigo não concordavam com o salário. Eu não olhei o valor porque sempre considerei que o dinheiro é uma consequência e nunca o foco. Então eu vim pela possibilidade de futuro, porque via a instituição como referência regional. E é o que eu sempre digo para os jovens: escolham a possibilidade de crescer", destaca.
Os primeiros anos no HSC foram de atuação também como plantonista do turno da noite. No entanto, a cada dia trabalhado e desempenhando o melhor, Mossmann enxergava que podia e almejava mais. "Sempre tive sonhos grandes e eu estava no lugar que me propiciava realizar esses sonhos. Por isso que quando cheguei aqui já vi a possibilidade de ser gerente, mas sempre tive humildade. Quando você é humilde, você escuta, você respeita a opinião dos outros e passa a ter uma leitura clara. E acredito que o segredo do sucesso é a humildade, ver possibilidades e acreditar. Assim as coisas foram acontecendo na minha vida. E eu sou grato demais", afirma o empresário.
Inovar e somar no serviço de apoio à comunidade: o surgimento do Laboratório Santa Cruz
Quatro anos após iniciar as atividades no Hospital Santa Cruz, Fernando Mossmann teve a primeira oportunidade de empreender. Ao lado de mais quatro sócios, ativou o Laboratório Santa Cruz em 1996, buscando suprir as demandas dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). "Acreditava que, atendendo pelo SUS, estava cumprindo a minha meta como cidadão", conta. Por acreditar ainda que nada se faz sozinho, ele construiu parcerias que permitiram a ampliação e abertura de novas filiais em municípios da região e Estado.
Hoje, o Laboratório Santa Cruz conta com 10 unidades em cinco municípios e pretende, cada vez mais, ser referência regional em serviço de apoio. "Sempre buscamos inovar e somar em apoio do diagnóstico de análises clínicas. Nosso objetivo, além de expandir, é trazer novos tipos de exames e outros investimentos", salienta.
Stock Med: sonhos gigantes
Por falar em investimentos, a Stock Med é um grande exemplo e um marco na trajetória do empresário. O empreendimento foi assumido em 2014 por ele e por Milton Mainardi, também com formação na área, em uma situação bastante complexa. Contudo, mais uma vez, Mossmann viu uma possibilidade de dar certo dentro do negócio e acreditou no sonho. Da área de serviços, o empresário quis oferecer o produto. Investiu pesado e viu tudo dando errado para que pudesse ver dando certo. "Um campeão se faz com a derrota e o caminho se abre em cima da dificuldade. Assim foi com a Stock Med e hoje, atendemos em todos os estados do país. Temos sonhos gigantes", ressalta.
“Eu não cuido da empresa. Eu cuido das pessoas”, diz o empresário
Ao lado de 145 colaboradores – Stock Med e o Laboratório, o empresário se sente realizado como empreendedor e como pessoa e é assim que ele deseja que os funcionários se sintam. "O que você precisa? Eu posso te ajudar? Assim que eu trato meus colaboradores, eles sentem a minha energia. Afinal de contas eles trabalham para eles e não para mim. E o melhor reconhecimento é você estar na realizado na sua função e, dentro da empresa, ter sonhos e ver possibilidades de crescimento", destaca.
Aos 57 anos, Mossmann gosta de, nas horas vagas, pedalar com o filho Vithor de 14 anos e pescar com os amigos. Para ele, o segredo é e sempre foi fazer o melhor aqui e agora. "Faça as coisas corretas, ouça, seja humilde. Esse é o grande legado que eu acredito que deixarei aqui. Até porque, eu continuo sonhando como quando tinha 18 anos", completa.