Ao todo, os vereadores escolheram cinco iniciativas. Confira quais são
Na tarde dessa sexta-feira (13), os vereadores que formam a bancada do PTB na Câmara de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber, Rodrigo Rabuske e Sérgio Moraes, em reunião com as professoras do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Caroline Muller Bitencourt e Elia Hammes, selecionaram cinco ideias apresentadas por estudantes do curso para se tornarem Projetos de Lei. Os textos foram elaborados para a disciplina de Organização do Estado e dos Poderes, comandada pela professora Caroline, e apresentados à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
“A professora Caroline nos procurou para que apresentássemos as rotinas da CJJ para os estudantes e, posteriormente, após tomarem conhecimento sobre as normas e trâmites da Câmara, eles nos propuseram ideias de Projetos de Lei”, detalhou Nicole, que preside a CCJ.
De acordo com a vereadora, além de valorizar a participação dos alunos enquanto cidadãos, o protocolo dos projetos tem como objetivo aproximar ainda a comunidade do Legislativo. “Sendo os alunos parte da comunidade, entendemos as propostas deles também como demandas da nossa população. Então além de conhecerem melhor a Câmara e os vereadores, os estudantes estão tendo a oportunidade de participar efetivamente da formação das leis e políticas públicas municipais”, frisou.
Ao todo, os vereadores escolheram cinco iniciativas para protocolar como Projeto de Lei e uma que será protocolada como Indicação ao Executivo. Confira as propostas:
– Projeto Empresa Amiga da Escola, que visa o incentivo da realização de parceria de pessoas físicas e jurídicas com escolas públicas de Santa Cruz.
– Projeto que dispõe o dever de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício fornecer informações nutricionais, visando garantir mais segurança para pessoas alérgicas e portadoras de doenças crônicas como a diabetes.
– Projeto Cidadania Legislativa, que institui um programa para consulta e votação popular de projetos de lei em tramitação na Câmara de Santa Cruz.
– Projeto de Inovação Sustentável, destinado a homenagear anualmente projetos que contemplem inovações em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
– Projeto que dispõe sobre a transparência e a revisão de informações orçamentárias e a eficiência na criação e na aplicação do direito público.
– Indicação para a criação do programa Bolsa Municipal para a Graduação, que propõe a disponibilização de bolsas de estudos em unidades de ensino superior de Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV