Coletores foram disponibilizados nas praças de alimentação do Parque
Maior evento de tradição alemã no Rio Grande do Sul, a 36ª Oktober de Santa Cruz do Sul, terá a presença do Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Com o auxílio das empresas America Tampas e Xalingo, serão disponibilizados seis coletores de tampas nas duas praças de alimentação do local, além da mascote do programa e um banner interativo em formato de asas para que os visitantes do evento possam fazer fotos e publicar em suas mídias sociais.
A programação conta, ainda, com outro coletor especial para a separação de tampas por cor, que será utilizado em uma gincana do Dia da Criança no parque e servirá também como divulgação do Tampinha Legal, além de auxiliar nas explicações sobre a economia circular dos plásticos, bem como o descarte correto dos resíduos. As tampas serão cedidas pela America Tampas e tudo acontecerá seguindo protocolos de segurança.
A coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, destaca a importância de grandes eventos terem a visão do caráter educativo da economia circular, minimizando o impacto ambiental causado pela sua atividade e ainda promovendo a solidariedade e o bem. "O Tampinha Legal busca participar de eventos com grande fluxo como a 36ª Oktober para que possamos promover de fato a mudança de comportamento de massa. Quando tratamos sobre sustentabilidade precisamos nos lembrar que o Triple Bottom Line deve ser atendido, ou seja, a sustentabilidade econômica, social e a ambiental", diz Simara. Ela explica que as tampas plásticas, em sua maioria, são produzidas em PP (polipropileno) e que, assim como todos os plásticos, são 100% recicláveis. Além de se transformarem em recursos financeiros para as entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas junto ao programa e retornam para a indústria como insumos para novos artefatos como baldes e bacias, escovas e vassouras, vasos de flores, entre outros.
Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.
Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2021 ultrapassou R$ 1,5 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde é possível localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook. (Texto: Assessoria de Imprensa Tampinha Legal)
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
