Proprietários de espaços que entram na determinação comemoram aceitação do público
Desde o dia 18 de outubro, para frequentar eventos sociais, competições esportivas, feiras, exposições ou assistir filmes e peças teatrais, dentre outras atividades com grande circulação de público em Santa Cruz do Sul, é necessário apresentar o chamado passaporte vacinal. A medida, que tem o objetivo de incentivar a ampla imunização e evitar a circulação do vírus, é observada com tranquilidade pelos proprietários de estabelecimentos, que não registram muitos problemas por conta do assunto.
No jogo do Avenida no Estádio dos Eucaliptos neste último domingo, o diretor administrativo do time, Fernando Koppe, destaca que todos que tiveram problemas para entrar era somente por não estarem com o comprovante, sem casos de pessoas que não se vacinaram. "Eu esperava mais problemas, mas os torcedores estão vindo preparados. De 80 a 90% do público já chegou com a carteira ou aplicativo em mãos", ressalta. Quem não estava preparado, foi buscar no carro, em casa ou baixou o aplicativo na hora no estádio, com a ajuda de quem estava próximo.
O mesmo clima de cooperação ocorre nas filas de cinema de Santa Cruz do Sul. De acordo com Cristchie Bechert, proprietárias dos cinemas do município, quem não chega com o comprovante já baixa na hora o aplicativo, com a orientação voluntária de quem chegou mais preparado. "Está muito tranquilo. Era uma incógnita se iriam aceitar, mas graças ao bom Deus a maioria aderiu", explica. Segundo ela, aproximadamente 1% de quem chega para assistir os filmes diz não ser vacinado, mas sem registros de discussões. "Eles não debatem, apenas vão embora", conta a administradora, que comanda tanto o Cine Santa Cruz, do Shopping Santa Cruz, quanto o Cine Max, do Shopping Germânia.
Embora a exigência, por enquanto, seja para pessoas com mais de 30 anos, Cristchie relata que os mais novos já apresentam a carteira de vacinação no acesso às salas de cinema. "Tem adolescente que faz questão de mostrar. Quando percebem que as pessoas da fila estão apresentando, já baixam rapidinho e mostram ao entrar. Isso é muito bom. Recebemos muitos elogios nas nossas redes sociais de pessoas dizendo que, agora, se sentem mais seguras de voltarem ao cinema", relata.
A avaliação também é positiva na visão de Diego Puntel, Diretor de Basquete do Esporte Clube União Corinthians. Segundo ele, a aceitação do público que acompanha a temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) surpreendeu. "Achávamos que teríamos problemas, mas não registramos casos de pessoas tentando entrar sem ter se vacinado. O público já chega com o Conecte SUS em mãos, inclusive os mais novos que ainda não precisam apresentar, e apenas há situações de pessoas com dificuldade de acesso ao sistema", conta. Para Puntel, a orientação antecipada na venda de ingressos e a conscientização dos torcedores ajuda nesse processo.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários