Covid 19

Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz

24 de março de 2023
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários

    Desde segunda-feira (20), todos os grupos prioritários já podem receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19, em Vera Cruz. O uso do imunizante, usado para reforço e que previne as complicações do coronavírus, foi ampliado nesta semana em todo o país. 

    No município, é possível se vacinar junto à sala de vacinas do Posto de Saúde Central todos os dias, bem como nas unidades de saúde de Vila Progresso nas terças-feiras, na ESF de Linha Henrique D’Ávila às quintas-feiras e na unidade do bairro Arco-Íris todos os dias. Os horários de atendimento ao público para realização das vacinas são das 7h45min às 11h15min, e das 12h30min às 16h15min.

    Conforme a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria de Saúde, Michele Lopes, a procura pela vacina bivalente ainda tem sido baixa no município. “Até o momento fizemos em torno de 300 vacinas bivalentes. Se for calcular somente a população idosa seria em torno de 5 mil pessoas”, alerta. A vacina é uma medida segura e eficaz que evita hospitalizações e óbitos nas pessoas infectadas pela Covid-19. 

    Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, também segue disponível a vacina monovalente. As doses para reforço estão disponíveis em Vera Cruz para as pessoas com mais de 40 anos (4ª dose) e para os adolescentes acima de 12 anos (3ª dose). 

    Michele ainda destaca que a vacina também está liberada para crianças a partir de seis meses, e é feita todas as quartas-feiras no Espaço Mamãe Criança, junto ao Posto de Saúde Central.

    Quem pode se vacinar

    Podem se vacinar com a bivalente: idosos de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos; abrigos e residenciais inclusivos e trabalhadores destes locais; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade.

    A bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o vírus SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação, com sintomas similares a uma gripe e de fácil transmissão. No Rio Grande do Sul, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões pessoas.

    Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

    Vídeos curtos