Grupo de profissionais atua para restabelecer o retorno do paciente para as atividades laborais e promover alívio nos sintomas
Implementado em junho na rede básica de saúde de Santa Cruz do Sul, o Programa de Reabilitação Pós-Covid já auxiliou 34 pessoas no município. O objetivo da ação é restabelecer o retorno do paciente para as atividades laborais, sociais e esportivas; recuperar a capacidade funcional; promover alívio nos sintomas e prevenir complicações respiratórias, neurológicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas. As ações são realizadas na ESFs Cristal Harmonia e Viver Bem, referência para mais de oito mil usuários.
Em uma parceria da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul e do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Santa Cruz (PRMS), os pacientes após Covid-19 possuem acompanhamento com profissionais da Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia. Oriundos de bairros da região das estratégias de saúde da família, a primeira avaliação é realizada utilizando como instrumentos anamnese, exame do estado mental, escala de qualidade de vida e testes físicos, a fim de definir a melhor conduta para cada caso.
Conforme com o Profissional de Educação Física, Ricardo Lautert, a maioria dos pacientes atendidos pelo programa já possuiam comorbidades antes da Covid-19, como obesidade e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Dentre as sequelas mais identificadas no grupo – que tem faixa etária entre 23 e 74 anos – estão a falta de ar, fraqueza muscular, esquecimento e desânimo. A parosmia – falta de sensibilidade do olfato – também foi relatada, mas todos os pacientes já superaram essa sequela. Do total de 34 participantes no programa, 30 são mulheres. Lautert explica o número: "Temos estudos que relatam que a Covid-19 é mais agressiva nas mulheres e também a questão de resistência dos homens a fazer parte de protocolos".
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários