Política

Projeto para instituir Tribuna Popular irá à votação na Câmara nesta segunda-feira

Publicado em: 03 de dezembro de 2021 às 15:04 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 16:33
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Matéria é de autoria do vereador Leonel Garibaldi (Novo). Entenda

    O projeto de resolução que institui a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul deve ser votado durante sessão nesta segunda-feira (6). A proposta tem como autor Leonel Garibaldi (Novo) e quer oportunizar ao cidadão santa-cruzense trazer as demandas e reinvindicações da comunidade diretamente para a Casa Legislativa.

    Na prática, cada pessoa – no máximo duas por reunião – poderá falar na tribuna pelo tempo de cinco minutos, mediante inscrição prévia que deverá conter a comprovação eleitoral ou de residência em Santa Cruz e bem como o assunto referente ao município que será tratado. O participante terá ainda que assinar um termo de responsabilidade civil e criminal pelo o que for dito. Caso não cumpra as regras será advertido e poderá ter a palavra cassada, além de estar excluso por um ano da atividade. A Tribuna Popular também não permite que a pessoa seja candidata a nenhum cargo eletivo. Quem participar, só poderá retornar ao espaço novamente após dezesseis sessões. 

    Para Garibaldi, é necessário que o cidadão comum tenha um espaço adequado para fazer a sua manifestação. "Entendo a democracia participativa como o caminho para a democracia plena. A Tribuna Popular é dar voz ativa ao cidadão dentro da casa do povo", analisa.