Política

Câmara oficializa nome do Plenário Nilton Garibaldi

Publicado em: 20 de dezembro de 2021 às 16:55 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 16:59
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Solenidade com presença de familiares, marcou o descerramento da placa alusiva na tarde desta segunda-feira

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma rápida solenidade nesta segunda-feira (20) para oficializar a denominação do Plenário de “Nilton Garibaldi”. O evento contou com a presença de familiares de Nilton, especialmente da esposa e dos filhos Leonel e Alexandre. A proposição foi dos vereadores Henrique Hermany e Francisco Carlos Smidt, subscrito por todos os demais vereadores. Além do letreiro, ainda foi inaugurada uma placa, com a descrição da atuação do homenageado.

    O presidente Ilário Keller salientou que é uma forma do Legislativo deixar registrado o grande trabalho realizado por Garibaldi como vereador de sete legislaturas, dos quais quatro vezes presidente da Câmara. Henrique Hermany, um dos proponentes da homenagem, destacou o grande trabalho de Garibaldi. “Conheci de perto, desde pequeno, o grande trabalho desenvolvido como vereador. Também convivi muito com ele no FC Santa Cruz, nos nossos encontros nas sextas-feiras”, afirmou. O vereador Francisco Carlos Smidt destacou a liderança de Garibaldi ao longo da tua atuação no Legislativo.

    Em nome da família, o vereador Leonel Garibaldi lembrou o slogan da sua última campanha,q eu agora está se cumprindo: “Coloquem o Gariba na Câmara, um slogan que agora vai se realizando e ficará eternizado”, citou.

    O que diz a placa

    "Nilton Garibaldi nasceu em Santa Cruz do Sul, na Vila Schulz, em 31/01/1949. Do seu casamento com Iara Maria Garibaldi nasceram os filhos Eduardo, Alexandre e Leonel. Em 27/04/2021, a comunidade de Santa Cruz do Sul amanheceu triste, com dor e saudade de seu ilustre cidadão Nilton Garibaldi, que faleceu aos 72 anos.

    Nilton Garibaldi era uma pessoa muito conhecida e bem-quista pelos santa-cruzenses, notadamente pela sua maneira correta de ser e agir nos 32 anos em que exerceu a função de vereador no Município.

    Quando ainda estudante do curso de Direito e presidente do Diretório Acadêmico de Direito, em 1972, com 23 anos de idade, concorreu pela primeira vez a uma vaga na Câmara de Vereadores e se elegeu. Foi vereador nas seguintes legislaturas: 7ª – 1973 a 1976,   8ª – 1977 a 1982, 9ª – 1983 a 1988, 10ª – 1989 a 1992, 11ª – 1993 a 1996, 12ª – 1997 a 2000, e 13ª 2001 a 2004. Foi quatro vezes presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul: em 1983, 1984, 1995 e 1997. Assumiu também o cargo de prefeito, por uma semana, em 1983, substituindo o prefeito Armando Wink e o vice-prefeito Normélio Egídio Boettcher, na ausência dos mesmos.

    Exímio orador, sempre foi muito admirado quando fazia uso da palavra na tribuna da Câmara e muito respeitado pelos seus colegas vereadores e pela comunidade. Zelava pelas questões municipais e, por isso, também foi exemplar e constante defensor do Poder Legislativo, ao qual se dedicava com muito afinco e propriedade, seja em que lugar ou ambiente. Em 1995, promoveu a autonomia contábil e financeira da Câmara, decretando-a separada da Prefeitura Municipal, o que significou um salto qualitativo nos trabalhos do Legislativo local, numa atitude pioneira no Estado de valorização do Poder. Nilton Garibaldi foi um grande estudioso e conhecedor do Direito Público, tendo sido, inclusive, palestrante em muitos seminários e cursos destinados a vereadores, prefeitos e outros órgãos ligados à administração pública.

    Por "justo" esta denominação foi requerida pelo vereador Henrique Hermany, tendo como co-autor o vereador Leonel Garibaldi e subscrição de todos os vereadores."