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Movimento em restaurantes reduz pela metade em Santa Cruz

Publicado em: 18 de março de 2020 às 14:19 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 07:52
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Kethlin Meurer/ Portal Arauto
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    Empresários estão adotando diversas medidas como forma de prevenção do coronavírus

    Os reflexos em função da preocupação com o coronavírus têm chegado nos restaurantes e estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul, pois a redução do movimento caiu pela metade. Alguns locais já apostam, inclusive, em uma série de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus. 

    No Restaurante À Brasileira uma das principais medidas adotadas foi a intensificação na utilização do álcool gel, tanto no caixa, quanto no buffet e nos banheiros. Além disso, as portas e janelas são deixadas abertas para ventilação e, ainda, a partir desta quarta-feira (18) o restaurante aposta na tele-entrega. De acordo com o administrador do local, Luís Fernando Barbosa, o movimento caiu desde segunda-feira, principalmente devido aos cancelamentos das aulas. No momento, os clientes costumam ser pessoas que trabalham no comércio local. "A situação é preocupante, mas nós estamos seguindo as orientações orientações", comenta. 

    PREOCUPAÇÃO

    No Restaurante da Gruta também houve uma redução no número de clientes e uma série de iniciativas estão sendo tomadas. O álcool gel pode ser encontrado em vários pontos do restaurante e a higienização de talheres, pratos, copos, xícaras, cubas, buffet tem sido intensificada. Além disso, foi realizado um maior espaçamento entre as mesas e tiradas mais de 70 cadeiras e mesas. Outra medida adotada se refere à esterilização individual dos talheres, bem como, eles são embalados individualmente. "Tiramos os guardanapos de pano das mesas e mudamos todo nosso padrão de montagem de mesa", acrescenta.

    Para os clientes, há ainda mais novidades. Na tele-entrega, receberão de presente um álcool gel. De acordo com o proprietário, Alexandre Humburguer, como existe uma grande preocupação com a saúde de todos, aumentou-se o trabalho de tele-entrega que ocorre das 10h às 23h.  "Pode ser pedido alimentos do buffet, prato feito, sushi, pizza, pastel, xis, cachorro-quente, hambúrguer, frango da gruta, frango frito americano, peixe frito, bebidas, com tele-entrega de R$ 5, sendo que cada dia da semana terá uma opção com tele-entrega grátis", destaca. A partir de segunda-feira haverá apenas o serviço delivery. Também será dada férias coletivas para 70% dos funcionários.

    Segundo Humburguer, a empresa busca preparar os funcionários para trabalhar de forma diferente e com responsabilidade: "Vamos colocar cartazes explicativos com dicas e cuidados para clientes e funcionários. Vamos lutar não só pelo restaurante, mas também por cada família de funcionários que precisa de emprego e renda. Esse momento é difícil para todos", complementa.

    PREVENÇÃO

    No Mundo Animal, em Santa Cruz, a queda no movimento também reduziu cerca 50% desde a última segunda-feira (16). Segundo o proprietário Vinícius Kologeski, os funcionários do estabelecimento que têm um contato  direto com o público já estão usando luvas. Assim como nos outros locais, no Mundo Animal o uso do álcool gel tem sido constante. O ar condicionado, por exemplo, não é mais ligado e janelas e portas são mantidas abertas.

    Ainda conforme o proprietário, provavelmente a partir de segunda-feira (23) será fechado o atendimento ao público e a aposta será a tele-entrega. No entanto, a definição se dará nos próximos dias. "Em um primeiro momento vamos pensar na saúde das pessoas. Depois vamos avaliar a questão financeira", destaca.