Geral

Compartilhamento de notícias falsas sobre coronavírus preocupa autoridades em Santa Cruz

Publicado em: 20 de março de 2020 às 14:41 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 07:56
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Excesso de informação exige que as pessoas tenham cautela e façam a checagem antes de compartilhar uma publicação

    Informações e notícias a respeito da pandemia do coronavírus surgem a todo o momento. No entanto, a circulação de algumas notícias falsas, conhecidas como fake news, tem causado preocupação. O excesso de informação exige que as pessoas tenham cautela e façam a checagem antes de compartilhar uma publicação. 

    Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, algumas informações falsas já chegaram a várias pessoas. Uma delas foi inclusive desmentida pela própria Secretaria da Saúde e se refere a um áudio creditado ao infectologista Marcelo Carneiro. De acordo com a Secretaria, o áudio não foi feito por ele e, portanto, não deve ser compartilhado. 

    Uma publicação informando a primeira morte por coronavírus em Santa Cruz também circula nas redes sociais com a marca do Portal Arauto. Nesse caso, trata-se de mais uma notícia fake, pois o Portal Arauto não fez nenhuma publicação nesse sentido e não há registros de mortes nem casos confirmados da doença em Santa Cruz. Também é falsa a notícia de que cidadão acima de 60 anos que estiver na rua terá  a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. Além disso, a fake news diz que filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa de R$ 1.045. 

    Além disso, circulam dois áudios falsos sobre o 7º BIB nos grupos de WhatsApp de Santa Cruz do Sul. Um sobre o batalhão atuando em patrulhamento e prisões de pessoas nas ruas. O outro está relacionado à estocagem de comida no quartel. Ambos não devem ser compartilhados. 

    CUIDADO

    Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, fez uma série de pontuações. Ele elas esteve o pedido para que a população pare de disseminar informações inverídicas. "A Secretaria não está sendo omissa em relação a nenhum dado", afirmou o médico infectologista Marcelo Carneiro. "Importante destacar que nenhum paciente está internado em unidade de saúde. Todos estão em isolamento domiciliar", acrescentou o profissional.