Governador destacou que é preciso entender a evolução na quantia de infectados
O governador Eduardo Leite afirmou que a quarentena no Rio Grande do Sul seguirá, pelo menos, até a próxima semana. Em uma manifestação na internet como resposta a mobilização de entidades empresariais que querem a volta das atividades, Leite disse que um relaxamento nas regras só irá ocorrer após análise do avanço do coronavírus no Estado e da capacidade de atendimento da rede de saúde. "A quarentena deve ir, pelo menos, até o final da próxima semana, e durante a próxima semana vamos avaliar os dados, as informações da evolução do quadro de contágio no Estado, para compreendermos melhor a curva que estamos tomando e também para compreender os instrumentos que teremos para enfrentar os quadros que vão se agravar", disse.
O governador destacou que é preciso entender a evolução na quantia de infectados e a previsão de aumento no número de lugares a quem ainda vai precisar de leitos clínicos ou de terapia intensiva. "As restrições que estamos impondo não são um capricho ou um luxo, são feitas porque é o que é recomendado mundialmente para que tenhamos menor circulação do vírus no RS. Todas essas iniciativas consideram as dificuldades econômicas que podem surgir como consequência dessas restrições", disse Leite.
O governo do Estado também assinou nesta quinta (26) a habilitação de 95 leitos de cuidados prolongados em cinco hospitais nos municípios de Ajuricaba, Alecrim, Marcelino Ramos, Palmitinho e São João do Polêsine. Os leitos irão reforçar a assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e integram o esforço no combate ao coronavírus.
Ainda na área da saúde, o Laboratório Central do Estado (Lacen) contará com a parceria do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a realização de testes de diagnóstico de Covid-19. Serão feitos de 400 a 500 exames por dia.
Dando prosseguimento às reuniões com prefeitos para passar orientações e verificar como está o combate à pandemia no interior, o governador Leite anunciou que, nesta sexta-feira (27), terá videoconferência com Eduardo Freire, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e os presidentes das 27 entidades regionais que integram a entidade.
Notícias relacionadas

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas