Geral e Cobertura Especial

Parceria entre Prefeitura e Unisc vai possibilitar testes para detectar Coronavírus

Publicado em: 27 de março de 2020 às 14:13 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:07
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Expectativa é iniciar os trabalhos nos próximos 15 dias. Município terá a capacidade de realizar de 50 a 100 exames por dia

    Uma parceria da Prefeitura Municipal e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai possibilitar a realização dos testes no laboratório da instituição, para detectar o Coronavírus. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo no Facebook na tarde desta sexta-feira (27).

    A ProfiGen fará o empréstimo temporário de um equipamento que faz a leitura do DNA, com as informações das coletas. De acordo com o Secretário da Saúde, Régis de Oliveira Junior, o Município irá investivir cerca de R$ 400 mil reais para a compra de cinco mil testes. "Nós já manifestamos ao Governo do Estado a possibilidade de realizar os testes aqui em Santa Cruz e a nossa expectativa é de que os trabalhos iniciem nos próximos 15 dias", explica.

    Para a reitora da Unisc, Carmem Lúcia de Lima Helfer, a parceria entre o Município e a Universidade nesse momento de crise é muito importante para a comunidade, pois com o diagnóstico será possível agilizar os resultados dos exames. "Agora, enquanto aguardamos a chegada dos outros equipamentos, vamos organizar os fluxos e capacitar nossos profissionais", destaca.

    Além da capacitação, a universidade e o município trabalham na etapa de aquisição dos kits. O fluxo para a realização dos testes, bem como as condições e quem vai ter prioridade na coleta, estão sendo discutidos entre Vigilância Epidemiológica e Hospitais Santa Cruz e Ana Nery. Ainda, conforme o secretário Régis, o município terá a capacidade de realizar de 50 a 100 testes por dia.

    Outros serviços

    Pensando em atender bem a comunidade, a Unisc está desempenhando diversas ações para informar e auxiliar a população durante a pandemia do Coronavírus. Um grupo de alunos trabalha no produção de Equipamentos de Protenção Individual, os EPI's, muito utilizados pelos profissionais da saúde. Também, a partir da próxima segunda-feira (30), entra em funcionamento o TeleCovid, um serviço de teleatendimento onde médicos, professores e doutorando, estarão informando as pessoas através das ligações.

    Da mesma forma, a universidade coloca a disposição com um teleatendimento aos idosos e grupos de risco, com profissionais que podem passar orientações. Ainda, nos próximos dias, será criado um serviço de televendas.