Geral e Covid 19

Expectativa da Unisc é iniciar testes para diagnosticar coronavírus na próxima semana

Publicado em: 02 de abril de 2020 às 08:57 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:21
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Marcela Schild
    compartilhe essa matéria

    Parceria com a prefeitura teve investimento de R$ 400 mil

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá realizar cinco mil testes de Covid-19. A expectativa é que as análises – oportunizadas em parceria com a Secretaria de Saúde – possam iniciar no fim da próxima semana nas estruturas da instituição. Profissionais biólogos, biomédicos e farmacêuticos do corpo técnico da Unisc irão participar da ação que deve testar de 50 a 100 amostras por dia, num investimento de R$ 400 mil.

    Conforme a diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, Andreia Valim, o grupo passa por fase de organização da estrutura física, treinamento e construção dos fluxos de trabalho. "Essa organização é importante até que tenhamos os insumos necessários para realizar a técnica, que será desenvolvida por quatro professores, dois técnicos e aproximadamente cinco profissionais com Mestrado ou Doutorado na área de Biologia Molecular", explica.

    Andréia explica que, num primeiro momento, será estabelecida a rotina no laboratórios, com base no trabalho do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Já os critérios de quem passará pelo teste serão definidos pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. Com a realização dos testes na própria Unisc, o objetivo é garantir que os diagnósticos no município sejam mais rápidos. Afinal, não precisarão ser encaminhados a outras cidades. Atividade que será possibilitada pela parceria entre Unisc e prefeitura, mas também com a empresa ProfiGen, que fará o empréstimo de um extrator do material genético do vírus.

    Uma amostra do trabalho em equipe, que orgulha Andreia: "Estou trabalhando com profissionais valorosos, que estão engajados nesse projeto. Reconhecemos que é uma grande responsabilidade e estamos comprometidos em todas as etapas. Além disso, outros municípios podem precisar desse serviço e, dentro de nossas capacidades, tentaremos prestar suporte".