Planejamento e preparação das dinâmicas pedagógicas são realizados a partir das possibilidades de cada comunidade
Com a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais até 30 de abril, para combater a disseminação do coronavírus, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 6 de abril, a nova etapa das Aulas Programadas.
O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.
Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores utilizam diversos recursos. Entre os quais, plataformas digitais, rede sociais, aplicativos, blogs, jogos interativos, atividades planejadas, além da distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes. “Somos sabedores que nenhuma metodologia vai substituir o contato presencial entre os professores e os estudantes. Diante do contexto que estamos passando, devido ao coronavírus, percebemos que as Aulas Programadas mantiveram o vínculo dos alunos com a escola e trouxeram, juntamente com isso, a criatividade e envolvimento das famílias”, afirma Roberval Furtado, diretor do Departamento de Educação.
Preparação das escolas estaduais
Conforme a diretora Sandra Weber, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Ijuí, na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a instituição de ensino optou em encaminhar fisicamente todas as atividades curriculares e materiais de pesquisa.
Para os alunos do 6º ao 9º ano, conforme a escolha de cada professor, são utilizadas plataformas digitais e aplicativos de redes sociais para tirar as dúvidas dos alunos. “Nós optamos, desde o início das Aulas Programadas no mês de março, por fazer a entrega das tarefas aos pais ou responsáveis dos estudantes para que ninguém ficasse sem estudar. Para os mais velhos, que já têm mais conhecimento, nós disponibilizamos canais interativos conforme o interesse do educador”, explica.
O professor de Educação Física Fábio Júnior Marques, da Escola Estadual Paverama, da região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), diz que, com o auxílio das mídias sociais, os alunos estão elaborando e desenvolvendo as atividades propostas. “As aulas on-line são teóricas e estão dando super certo. Percebo uma boa aceitação por parte dos estudantes. Creio que vamos passar bem por esta situação e conseguir transmitir os conteúdos necessários”, projeta.
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