Geral

Mais de mil pessoas devem passar pela triagem nesta terça em Santa Cruz

Publicado em: 07 de abril de 2020 às 16:22 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:27
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ação tem como intuito de identificar possíveis casos de coronavírus e orientar a população sobre a importância de cuidados

    Com o intuito de identificar possíveis casos de coronavírus e orientar a população sobre a importância de cuidados, profissionais da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, com apoio de militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), iniciaram nesta terça-feira as triagens.

    As ações ocorrem nos pórticos do Acesso Grasel e do Distrito Industrial, na BR-471 perto da Germani Alimentos e no fim da Avenida Independência, quase no entroncamento com a RSC-287 e devem seguir ainda amanhã e na quinta-feira. Apenas nesta terça-feira, até o fim do dia a expectativa é de que 1.500 pessoas sejam abordadas. A iniciativa conta com 120 militares e até a tarde de hoje 615 veículos foram parados.

    Como funciona?

    Durante a triagem, se a pessoa apresentar febre acima de 37,8 graus, ela será encaminhada ao Ambulatório de Campanha. Em caso de moradores de outros municípios, os mesmos serão encaminhados para os serviços de saúde do local de residência. Pessoas que apresentarem apenas sinais gripais receberão orientações sobre cuidados que devem ter.

    O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, parabenizou o trabalho do exército e destacou que não foi constatado ninguém com temperatura acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Ainda conforme ele, em um primeiro momento está sendo feito esse trabalho de orientação para que se evite a propagação do coronavírus. 

    De acordo com o tenente-coronel, Fernando Barcelos da Rosa, comandante do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), há um efetivo sempre pronto para qualquer tipo de atuação, incluindo as ações de apoio aos órgãos governamentais. "A população tem entendido a situação, não está se negando a participar. Todos estão engajados em prol da saúde e do bem-estar da sociedade, do estado e do país", comenta.