Covid 19

Estudo coloca Santa Cruz entre as dez cidades gaúchas que mais respeitam o isolamento

Publicado em: 27 de abril de 2020 às 07:00 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:49
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Jornal do Comércio
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 22 de abril e utilizou a tecnologia de geolocalização dos smartphones

    Realizado pela empresa do ramo de segurança da informação, In Loco, em parceira com o Governo do Rio Grande do Sul, um estudo coloca Santa Cruz entre as dez cidades gaúchas que mais respeitam o distanciamento social. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 22 de abril e utilizou a tecnologia de geolocalização dos smartphones.

    Publicado pelo Jornal do Comércio, o estudo demonstrou que o município de Rio Grande é a cidade gaúcha que mantém os melhores índices de distanciamento social durante pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul. A porcentagem de afastamento social na cidade portuária é de 53%, seguido pelos municípios de Canoas e Pelotas, ambos com média de 52% de distanciamento. Completam a lista dos dez primeiros os municípios Novo Hamburgo (51%), Santana do Livramento (49%), Porto Alegre (48%), Bagé (47%), Lajeado (47%), Passo Fundo (47%) e Santa Cruz (45%).

    A informações obtidas através dos smartphones foram criptografadas e agregadas por bairros, se transformando em dados estatísticos para a preservação da privacidade das pessoas. Depois disso os dados passaram a indicar a movimentação de grupos de pessoas dentro dos bairros.

    Até agora, foram confirmados cinco casos da doença em Santa Cruz: dois de Santa Cruz, dois do Litoral Norte e um transferido por Encruzilhada do Sul, que faleceu na sexta-feira, dia 10 de abril.

    Geolocalização

    Atualmente, são 60 milhões de pessoas rastreadas pelo sistema em todo o Brasil. Além do Rio Grande do Sul, a In Loco firmou parceria com os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí e Santa Catarina.