Entre os familiares dos casos identificados, 12% tiveram a confirmação para a doença
O governador Eduardo Leite divulgou nesta quarta-feira (29) os resultados da segunda etapa da pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e apoio de outras 12 universidades sobre a prevalência do coronavírus no Estado. Os testes rápidos foram aplicados em 4,5 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de abril nos municípios de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. O público testado representa 31% da população gaúcha. De acordo com o reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, dos 4,5 mil testes, seis foram positivos. Com isso, a pesquisa aponta um infectado para cada 769 habitantes.
De acordo com o reitor, há uma tendência de aumento, visto que na primeira fase o número era de um infectado a cada 2 mil moradores. Já entre os familiares dos infectados identificados nos testes, 12% também tiveram a confirmação para a doença. "Isso indica a força do contágio no ambiente familiar e também nos mostra a eficácia dos testes", falou. Essa nova fase de testes também apontou, segundo Hallal, que para cada um milhão de habitantes do Estado, existem 1.300 infectados, 108 notificados e 12 casos não notificados. Entre os testados, 53,4% relataram sair de casa para atividades essenciais, 28,3% realizam saídas diariamente e 18,3% ficam em casa o tempo todo. Os resultados positivos foram identificados em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Canoas.
Conforme a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o trabalho foi essencial para acompanhar a prevalência real do coronavírus no Estado, com a realização de testes. "Usamos a ciência da melhor forma para a tomada das decisões. Essas pessoas testadas refletem o estado do Rio Grande do Sul. Serão mais duas rodadas de testes em maio para medir tendências e onde há maiores concentrações do vírus. Os resultados nos dão um norte e também uma ideia do avanço da doença no futuro", destacou.
Nesta quarta-feira, segundo o governador Eduardo Leite, há 1.350 casos confirmados em 134 municipios, com 50 mortes. "O Rio Grande do Sul tem 61.1% de recuperados, um percentual maior do que em outros estados, pois o crescimento no número de casos está menor do que em outros estados. Nossa taxa de ocupação nas UTIs hoje chega a 66.2%, dos 1.700 leitos disponíveis. Com isso, são 1.125 leitos ocupados, com 151 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19", comentou. Além disso, Leite prestou solidariedade aos familiares das vítimas. "O Brasil ontem superou os números da China e ressaltamos que vamos continuar trabalhando forte para proteger a vida dos gaúchos", disse.
Confira o vídeo completo do pronunciamento:
Notícias relacionadas
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h