Segmento, considerado essencial, permaneceu aberto durante todo o período
Uma pesquisa da Fecomércio-RS que entrevistou proprietários de 385 minimercados mostrou queda nas vendas do setor. As consultas foram feitas entre os dias 23 de março e 9 de abril. O segmento, considerado essencial, permaneceu aberto durante todo o período, mas os dados mostram que, ainda assim, registrou perdas.
Entre os entrevistados, 65,7% reportaram queda nas vendas. Aproximadamente 10% dos entrevistados tiveram perdas superiores a 75% ou até fecharam. Na tentativa de evitarem perdas, 53,0% implementaram medidas para estimular as vendas ou ao menos evitar quedas. Entretanto, quase a metade não fez nenhuma alteração no processo cotidiano. Do total dos estabelecimentos pesquisados, 16,9% afirmaram que já dispensaram ou pretendem dispensar colaboradores durante a pandemia.
No que diz respeito ao financiamento do negócio, 45,5% dos entrevistados informaram que estão utilizando de capital próprio e 10,1% já recorreram a empréstimos. “A situação do pequeno comércio é bastante crítica. Mesmo os que podem permanecer abertos sofrem com a redução da movimentação de pessoas nas cidades. É fundamental que as autoridades públicas tomem medidas no sentido de atenuar esses efeitos. Atentar para a saúde das empresas é preservar empregos e renda”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários