Estabelecimentos estão autorizados a realizar os exames, mas muitos optaram por não fazê-los devido a questões de saúde e estrutura
Embora recentemente a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha aprovado a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus em farmácias, a maioria dos estabelecimentos de Santa Cruz do Sul optou por não realizar os testes. Com a autorização da Anvisa, os testes rápidos deixam de ser feitos apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas. No entanto, o estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar do exame, será obrigado a informar dados pessoais dos pacientes à Vigilância Epidemiológica, com todas as informações solicitadas, e seguir, ainda, as mesmas regras quanto ao uso de EPIs.
Entre os motivos que levaram a maioria das farmácias de Santa Cruz a não aplicar os exames está a falta de estrutura adequada e a preocupação com a saúde dos funcionários e de todos os clientes que frequentam os espaços, isso porque como os exames serão aplicados em pessoas com sintomas da Covid, caso alguma delas esteja com a doença, há o risco de contaminação na farmácia.
A Farmácia Ultramed Popular, por exemplo, vai iniciar nesta quarta-feira (5) os testes rápidos, mas na unidade em Sobradinho. Em Santa Cruz, há possibilidade da farmácia – antiga Drogaria Santa Cruz – aplicar os testes a partir do dia 15 deste mês. Segundo o diretor, Fábio Marion, ainda está sendo avaliado se o local tem estrutura adequada para a realização dos testes que devem ter um custo aproximado de R$ 250 cada. Além disso, destaca que caso o procedimento ocorra em Santa Cruz, inicialmente os profissionais deverão passar por capacitações e os testes apenas serão aplicados em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19.
Já a rede de farmácias São João informou que não irá fazer os testes rápidos devido ao risco de contaminação dos funcionários. Além disso, a Vida Farmácias, Panvel e Multifarma também não devem realizar o procedimento em Santa Cruz. A Maxxi Econômica, por exemplo, não irá aplicar os exames por não dispor de laboratório para isso. No entanto, não está descartada a possibilidade de vender os testes nos locais, mas isso ainda será avaliado. Em relação à rede de farmácia Seis, também não serão aplicados os testes e o motivo é a complexidade na compra e questões de segurança, principalmente da população.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários