Região e Covid 19

Mais de 97% da população de Venâncio Aires está cumprindo regras de distanciamento social

Publicado em: 05 de maio de 2020 às 16:01 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:28
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Levantamento foi solicitado pela Administração Municipal para nortear o trabalho do Comitê de Saúde

    Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) apontou que 97,7% da população de Venâncio Aires está cumprindo as regras do distanciamento social e do isolamento. O estudo científico foi encomendado pela Administração Municipal e serve como base para nortear o trabalho do Comitê de Saúde, que gerencia a crise causada pelo novo coronavírus. A pesquisa foi detalhada durante live na tarde desta terça-feira (5).

    De acordo com o documento, 46,7% dos cidadãos pesquisados dizem que só estão saindo quando é inevitável; 41,3% afirmam que estão tomando todos cuidados possíveis e saindo apenas para trabalhar e para as necessidades básicas; 9,7% afirmaram estar em total isolamento e apenas 2,3%, dizem estar vivendo com rotinas normais sem qualquer alteração.

    A pesquisa feita sobre técnica de quantitativa probabilística estratificada, seguiu a distribuição das regiões, gênero e idade. O público alvo foram os moradores de Venâncio Aires, no período de 24 a 26 de abril, onde 300 pessoas foram entrevistadas através de ligação telefônica.

    Medidas Aprovadas

    O resultado mostrou que 84,3% aprova a maneira como a Prefeitura de Venâncio Aires vem conduzindo o enfrentamento ao coronavírus e que 72,7% dos cidadãos, estão com medo de serem infectados. Questionados sobre como avaliavam o comportamento da sociedade em relação a pandemia, os entrevistados apontaram que 55,7% dos munícipes estão menos preocupados do que deveriam com a contaminação da doença e que 10,6% apenas estão mais preocupados do que deveriam.

    O número de aprovação para as medidas preventivas tomadas pela Administração Municiopal também foram destaques no estudo técnico. No quesito do conhecimento sobre a implantação do Centro de atendimento Respiratório junto aos Pavilhões São Sebastião Mártir, 75,3% afirmaram que sabiam da montagem do espaço e 95,9% aprovaram a criação do espaço confirmando como uma medida ótima ou boa e 4,1% avaliaram como uma ação mediada, resultando assim em uma aprovação de 100%, ou seja, nenhum dos entrevistados desaprovou a ação tomada pela Prefeitura. Além disso, de acordo com o Secretário de Saúde Ramom Schwemgber, mais de 600 pessoas já foram atendidas no local.

    Outros dados importantes que a pesquisa demonstra é o comportamento do cidadão em relação a informação que recebe sobre a pandemia. A mídia tradicional é a mais utilizada com 53% para a busca e a confirmação das informações e notícias relacionadas as ações e aos desdobramentos do coronavírus no município de Venâncio Aires. Já as mídias digitais, onde entram as redes sociais e o WhatsApp, ficaram com 43%. Os entrevistados apontaram ainda que possuem muita informação, ficando este item com 79,8%. Outros 14,6% consideraram que existe informação razoável e 5,4% acham que existem poucas informações no Município sobre o coronavírus.

    Situação do Coronavírus em Venâncio

    Até o momento, 52 casos de Covid-19 foram confirmados em Venâncio Aires. Conforme a Dra. Sandra Knudsen, apesar dos três óbitos, a maioria deles foram casos mais leves e 20 precisaram de internação. A profissional da saúde destaca que o número expressivo de casos, não tem surpreendido tanto o Comitê de Saúde, uma vez que o município busca realizar os testes em toda população para saber se o vírus está entre a comunidade. Por conta disso, a equipe da Vigilância Epidemiológica vai passar a monitorar mais de perto, com visitas frequentes, os pacientes isolados e também os familiares, para saber se de fato, as medidas estabelecidas estão sendo cumpridas.

    Questionado sobre os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Secretário Ramom Schwemgber ressaltou que o Hospital São Sebastião Mártir já possuía 10 leitos e que outros quatro, foram adquiridos por meio de uma parceira com o Governo do Estado. "Caso seja necessário, há a possibilidade de mais três ou quatro serem habilitados no município, ou seja, um aumento de quase 80% nos leitos", disse.