Covid 19

Santa Cruz deve ter aumento mais lento e sem pico de casos de coronavírus, projeta infectologista

Publicado em: 06 de maio de 2020 às 15:18 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:29
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Até o momento, município tem dez casos da Covid-19 confirmados

    Até o momento, Santa Cruz tem dez casos confirmados de coronavírus e o cenário do município para os próximos dias em relação à Covid-19 ainda é incerto. No entanto, apesar das confirmações da doença, Santa Cruz ainda apresenta um número muito inferior em relação a Venâncio Aires e Lajeado, cidades próximas e que têm mais casos positivados. 

    De acordo com o médico infectologista Marcelo Carneiro, ainda é cedo para dizer como irá se desenhar a situação de Santa Cruz nas próximas semanas, mas a projeção é de que haja um aumento lento no número de casos de coronavírus com a chegada do frio. 

    O profissional ressalta que a estação do ano influencia na propagação do vírus, mas se a população se cuidar e evitar aglomerações, diminuirá o risco de disseminação rápida e desenfreada. Apesar de Santa Cruz ter casos confirmados, Carneiro avalia positivamente a situação do município, principalmente em função das medidas adotadas até aqui. "A evolução das próximas semanas dará um claro resultado", acrescenta.

    Ainda segundo ele, a facilidade do vírus se propagar não é atribuída exclusivamente ao frio, mas ao fato de que em dias de temperatura baixa as pessoas permanecem em locais fechados, sem ventilação. "Na verdade nao é só por causa do frio, tanto que a maioria dos casos se concentram em Manaus e Fortaleza e lá é quente. A questão é ficar dentro de lugares fechados. Aqui no sul acontece nos meses frios, mas não é uma regra", explica o médico infectologista.