Covid 19

“Temos que manter as regras, evitar as aglomerações”, destaca secretário de Saúde

Publicado em: 08 de maio de 2020 às 07:23 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:32
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Secretário Régis reforçou a importância das pessoas continuarem cumprindo as regras, evitando aglomerações

    Com 13 casos confirmados da Covid-19, Santa Cruz do Sul tem menos casos positivados em relação a municípios da região, como Lajeado e Venâncio Aires. No entanto, a Secretaria de Saúde reforçou, em comunicado à imprensa, a importância das pessoas continuarem cumprindo as regras estabelecidas pelo decreto municipal, evitando cada vez mais aglomerações. 

    Na noite desta quinta-feira (7), o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destacou que Santa Cruz não está imune à pandemia, mesmo que o Município tenha apresentado, até agora, números positivos no enfrentamento à Covid-19. No entanto, disse que isso não é nenhuma garantia: "Apenas significa que estamos conseguindo um tempo maior para nos prepararmos dentro do possível. Estarmos completamente preparados não temos como, já que o tamanho do impacto do vírus na nossa cidade ainda é incerto", disse.

    Nesta semana, Santa Cruz confirmou o estado de transmissão comunitária, o que significa que o vírus está sendo contraído dentro da própria comunidade. "Qualquer pessoa pode estar transmitindo.Temos que manter as regras, evitar as aglomerações.Temos que seguir com as medidas de prevenção, que foram estabelecidas ainda no decreto de calamidade pública, há quase dois meses. É a saúde e a vida que devem ser nossas maiores preocupações neste momento tão sombrio pelo qual passamos", destaca. 

    CRISE FINANCEIRA

    O secretário Régis ainda comentou sobre a crise financeira que tem afetado muitas pessoas e reforçou que o momento está difícil para todos: "Se uma empresa vai mal, o Município não arrecada. A Prefeitura não quer que os empresários tenham prejuízos, mas, infelizmente, é uma corrente que não temos como evitar. Isso está acontecendo no mundo inteiro".

    De acordo com ele, é notável que todas as pessoas serão impactadas com a pandemia, tanto o poder público quanto privado. "Só não queremos que o impacto seja na perda de vidas, de pessoas queridas e que amamos. Precisamos lutar juntos", complementa. Diante disso, o secretário explica que a situação será superada com a soma de esforços de todos, porque "não existe uma fórmula mágica para resolver todos os problemas criados pela pandemia".

    Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul deve divulgar, até o fim do dia, as regras do decreto sobre a proibição de estacionamento na Imigrante e no Autódromo.