Covid 19

Agências do Sine reabrem para auxiliar encaminhamento de seguro-desemprego

Publicado em: 11 de maio de 2020 às 08:09 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:35
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
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    Unidades estavam fechadas desde março por conta da pandemia

    A partir desta segunda-feira (11/5), as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no RS voltam a atender de forma presencial. As unidades estavam fechadas desde março como medida de prevenção ao novo coronavírus. A prioridade será auxiliar quem está com dificuldades para encaminhar o benefício do seguro-desemprego on-line.

    Ao todo, 126 agências retomam os atendimentos presenciais. Todos os atendimentos deverão cumprir com as normativas do Ministério da Saúde e do decreto do governo do Estado que determinam cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.

    Será permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, orienta que, quem puder, agende o atendimento para evitar aglomerações.

    Solicitações de seguro-desemprego

    Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril houve o registro de 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830, presencial. Por dia, em média, no Estado, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício. No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573, de forma presencial.

    Como solicitar o benefício pela internet

    • O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital
    • Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
    • Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
    No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.