Documento será analisado em sessão virtual nesta segunda. Vereador está afastado do Legislativo desde o dia 8 de maio
A partir desta segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul irá avaliar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP), para apurar as supostas irregularidades denunciadas pelo Ministério Público (MP) contra o André Scheibler (PSD). O processo pode culminar na cassação de mandato do vereador. O documento foi protocolado pelo colega Gerson Trevisan (PSDB) na última semana.
Scheibler está afastado do Legislativo desde o dia 8 de maio, por uma determinação judicial. O parlamentar é acusado de uso de veículos, materiais e servidores públicos em uma obra privada no Loteamento Terravista, em Linha João Alves; da exigência de parte dos salários de assessores parlamentares entre os anos de 2013 e 2019, prática que ficou conhecida como “rachadinha”; e da manutenção de dois assessores parlamentares sem controle de horário e efetivo trabalho.
Leia mais: Vereador André Scheibler é denunciado pelo MP e Justiça determina seu afastamento da Câmara
Processos em Andamento
A fase de instrução dos processos que podem cassar os mandatos dos vereadores Elo Ari Schneiders e Alceu Crestani, ambos do PSD, encerraram nessa semana. Ao todo, a CPP de Schneiders ouviu 47 testemunhas, enquanto que na comissão de Crestani, foram ouvidos 19 depoimentos. Agora, a defesa dos parlamentares tem o prazo de cinco dias – a contar do encerramento das oitivas – para apresentar as alegações finais às comissões, o que deve ocorrer na quinta (21) e sexta (22), respectivamente.
De acordo com Gerson Trevisan (PSDB), presidente da comissão de Schneiders e Zé Abreu (PTB), presidente da comissão de Crestani, após as considerações das defesas, será elaborado um relatório por ambas as comissões, que serão apresentados à mesa da Câmara e aos demais vereadores. Mediante a isso, será marcada uma sessão para votar o processo, que pode culminar na cassação ou não dos mandatos. Ainda, segundo os presidentes, o objetivo é realizar a votação na primeira quinzena de junho, cumprindo o prazo inicial.
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas