Bandeira permite maior flexibilização nas regras de convívio social
A terceira atualização do Distanciamento Controlado manteve a maior parte do território gaúcho com risco epidemiológico médio para o novo coronavírus: 12 de um total de 20 regiões foram classificadas com a bandeira laranja no levantamento realizado e divulgado neste sábado (23).
Santa Cruz do Sul e a região estavam classificadas com bandeira laranja desde o início da medida adotada para acompanhar os indicadores do Covid-19. Neste sábado, o município e as cidades vizinhas passaram para a bandeira amarela que permite maior flexibilização nas regras de convívio social e significa baixo risco de contaminação. Além de Santa Cruz, as regiões de Uruguaiana e Capão da Canoa também mudaram da bandeira laranja para a amarela.
De acordo com o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, a troca de bandeira foi possível devido ao trabalho coletivo de muitas pessoas e empenho da comunidade que vem atendendo as solicitações e entendido a importância de seguir as restrições e uso das máscaras. Ainda conforme Régis, o trabalho intenso se manterá para que Santa Cruz permaneça com a bandeira amarela: "É importante que a comunidade não abandone os hábitos para passarmos por tudo isso o mais rápido possível".
A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, Mariluce Reis, destaca que a mudança de bandeira ocorreu porque a região teve uma diminuição de pacientes internados nos leitos de isolamento e na UTI, além de receber mais leitos e ter um número considerável de casos recuperados.
Leia também: Com bandeira amarela, veja as mudanças no setor de alimentação e na indústria
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários