Sessão inicia às 13h15min. Se for cassado, vereador perde o mandato e fica inelegível por oito anos
Após cassar o mandato de Alceu Crestani (PSD), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul terá que decidir sobre o futuro político de Elo Schneiders (PSD). A Comissão Parlamentar Processante (CPP) instaurada para apurar a conduta do parlamentar julgou procedentes as acusações e pediu a cassação do mandato de Schneiders. A decisão final ocorre hoje (28), a partir das 13h15min, em julgamento no plenário.
O rito irá iniciar com a leitura das peças processuais, que consiste no relatório da CPP com as considerações finais e, se for pedido, a leitura da denúncia. Após isso, cada vereador terá 15 minutos – se quiser – para falar. Feito isso, a defesa de Schneiders, comandada pelo advogado Marcos Morsch, terá duas horas para fazer sua explanação sobre o caso.
Após o trâmite, ocorrerá a votação com a participação dos 17 vereadores. No entanto, o vereador Bruno César Faller (PDT), na condição de denunciante, não poderá votar e por isso, quem assume a cadeira é o primeiro suplente, Cléber Pereira. E como houve a cassação de Crestani na sessão anterior, quem já deve assumir a cadeira no lugar do vereador é César Cechinato (PSDB). Quem também foi impedido de votar, é o vereador Hildo Ney Caspary (PP). Como ele foi testemunha nas oitivas de Schneiders, a defesa fez o pedido, que foi acatado pela CPP. Por isso, quem deve assumir o lugar dele é o suplente Fernando Panke. A mesma situação se aplica a vereadora Solange Finger. Quem assume a cadeira dela, é o suplente João Cassep. Conforme o relatório da CPP, são 28 itens (denúncias) que a Câmara irá votar pela cassação ou absolvição.
Para que a cassação seja confirmada, são necessários dois terços dos votos, ou seja, 12 votos. Se dos 28 itens, os vereadores votarem pela cassação de Schneiders em um deles, o parlamentar já perderá o mandato e ficará inelegível por oito anos.
Leia mais: Saiba como os vereadores votaram no processo de cassação de Crestani
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas