Julgamento em plenário durou mais de quatro horas. Parlamentar cumpria o sexto mandato no Legislativo
O sexto mandato de um dos vereadores mais antigos da política santa-cruzense chegou ao fim. Após mais de quatro horas de julgamento, o plenário da Câmara de Vereadores decidiu aceitar o pedido da Comissão Parlamentar Processante (CPP) e cassar o mandato de Elo Ari Schneiders (PSD). A votação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28). Schneiders é o segundo vereador cassado pela Câmara na história do município – o primeiro foi Alceu Crestani, na tarde de ontem – e com o resultado, além da perda imediata do mandato, ele também está inelegível pelos próximos oito anos.
O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público (MP) em fevereiro desse ano, por uma série de supostas irregularidades praticadas na Câmara de Vereadores e na Secretaria de Agricultura. As acusações incluem um esquema de captação de salários de servidores, conhecida como rachadinha, uso da máquina pública para fins particulares e entrega de materiais e prestações de serviços de forma irregular para agricultores.
No julgamento em plenário, que foi última etapa do processo, após as explanações do relator da comissão, vereadores e defesa, foi aberta a votação. Todos os vereadores – exceto Schneiders, que não esteve no julgamento em plenário – votaram sim para os 28 itens de acusação.
Conforme o presidente do Legislativo, Elstor Desbessel, nunca será fácil julgamentos assim. "Estamos tristes, porque são colegas de muitos anos. Mas, infelizmente, coube a nós tomar essa decisão. Sempre priorizamos a transparência. Esperamos que possamos trabalhar a partir de agora com mais harmonia", destaca.
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas