Secretaria Municipal de Saúde entende como equívoco contagem do caso de uma idosa
A confirmação do terceiro caso de coronavírus em Vera Cruz, feita pelo Governo do Estado, e repassada à Prefeitura de Vera Cruz tem causado divergência. Em contato com a reportagem do Portal Arauto, a Secretária de Saúde do município, Liseana Palma Flores, explicou que o Estado está contabilizando um caso de uma paciente idosa de 99 anos que chegou a testar positivo em um teste rápido no início do mês passado, mas teve um exame PCR, feito na sequência, apontado negativo para a Covid-19.
Liseana destacou que para o município a paciente tem o resultado final negativo, diferente do que consta nos dados estaduais. "Para nós essa paciente fez o PCR e deu negativo e depois ainda teria feito um terceiro exame, teste rápido, em um laboratório particular. Questionamos essa contagem porque é uma notificação equivocada no nosso entender. O padrão é o teste PCR e esse deu negativo. Para nós é um equívoco", destaca.
Ainda de acordo com a secretária, mesmo considerando a contagem do caso um erro, o município não tem autonomia para mudar o dado.
O que diz a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde
Em contato com a reportagem do Portal Arauto, a titular da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, destacou que por orientação do Centro Estadual de Operação de Emergência, sempre que os exames em um mesmo paciente tiverem resultados diferentes, o resultado contabilizado será o positivo. "É uma orientação do Estado no sentido de precaução para proteger o paciente e os familiares. Quando o mesmo paciente tiver resultados divergentes em exames PCR e rápidos será contado o resultado positivo até porque pode ser um falso negativo pelo fato de já ter passado o período de incubação do vírus", explica.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários