Covid 19

Mulheres são a maioria dos casos confirmados de coronavírus em Santa Cruz

Publicado em: 09 de junho de 2020 às 17:37 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:15
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Confira por faixa etária os números da doença no município

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou nesta terça-feira (9) que o número de infectados pelo coronavírus chegou a 110 no município. Entre outros dados, a Secretaria de Saúde confirmou também os números em relação à faixa etária, sexo, tipos de exames e bairros com o maior número de infetados.

    As mulheres são as mais afetadas pela doença no município, com 63,6% dos casos confirmados em Santa Cruz. Já os homens representam 36,4% dos contaminados. Em números absolutos são 70 casos em mulheres e 40 em homens.

    Dos exames que detectaram a doença em moradores do município, 93 foram testes rápidos, 14 foram por PCR – exame de laboratório com raspagem nasal – e três por critério clínico epidemiológico.

    Entre as faixas etárias que mais concentram a presença do vírus, 32 pacientes tem idades iguais ou acima dos 61 anos; 21 casos ocorreram em pessoas entre 31 a 40 anos; 19 pacientes estão entre os 21 a 30 anos; 18 casos entre 41 a 50 anos; 13 pacientes entre 51 a 60 anos; seis casos entre 11 a 20 anos; e apenas um caso foi registrado em crianças entre zero a cinco anos de idade.

    O vírus está presente em mais da metade dos 36 bairros de Santa Cruz. Em pelo menos 20 deles há, ou já houve, a presença da Covid-19. O Higienópolis concentra o maior número de casos, 24 no total. O número representa 21,8% do número de infectados no munícipio. A localidade é sede, no entanto, de uma Clínica Geriátrica, que teve um surto da doença confirmada em maio.

    O Centro é o segundo da lista com 14 casos, seguido do Universitário e Santo Inácio, cada um com nove casos; João Alves com seis; Country com cinco; Bom Jesus, Faxinal, Arroio Grande e Ana Nery têm quatro casos cada; Goiás com três; Independência, São João, Jardim Europa, Pedreira, Senai e Esmeralda com dois casos cada; e Monte Verde, Santo Antônio e Santa Vitória com um caso cada. O distrito de Monte Alverne também tem nove casos.

    O município também confirmou na nota encaminhada a imprensa, que 65,4% dos pacientes já são considerados recuperados. Isso representa 72 casos. Outras 36 pessoas estão em isolamento domiciliar por conta da doença. Uma mulher, de 45 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSC). Além disso, uma morte já foi confirmada em Santa Cruz.