Brigada Militar e Guarda Municipal têm apostado constantemente em orientações à população
Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus e devido às regras estabelecidas nos decretos municipais, as aglomerações têm sido proibidas em qualquer ponto das cidades. Em Santa Cruz do Sul, tanto a Brigada Militar quanto a Guarda Municipal têm realizado rondas e monitorado as aglomerações através de denúncias recebidas que costumam ser ainda mais frequentes nos fins de semana.
De acordo com o coordenador da Guarda Municipal de Santa Cruz, Estor Iochims, informações sobre aglomerações recebidas pelo órgão são inúmeras, mas, na maioria das vezes, ao se chegar no local, não se verifica alguma situação que não esteja de acordo com o decreto. Caso de fato a Guarda Municipal se depare com alguma aglomeração, em um primeiro momento são passadas orientações e se preza pelo diálogo, sem necessidade de imediatamente fazer algum encaminhamento à polícia.
Segundo Iochims, as praças e locais destinados à prática esportiva são os pontos onde mais é verificada uma grande quantidade de pessoas. "Nós vamos até o local, fazemos o patrulhamento ostensivo preventivo. Se as pessoas estiverem usando máscaras e dentro da distância de dois metros, respeitando o distanciamento, não temos por que adotar alguma medida mais dura", comenta.
AÇÕES DA BRIGADA MILITAR
A Brigada Militar também tem realizado uma série de ações preventivas e orientações com o intuito de evitar aglomerações em Santa Cruz do Sul. De acordo com o capitão Rafael Menezes, durante a pandemia, a Brigada Militar já realizou 16 atendimentos que se referem ao deslocamento das viaturas até os pontos da denúncia, mas sem necessidade de fazer algum boletim ou termo circunstanciado. Enquanto no início da pandemia, em março, as ligações e denúncias eram recebidas em grande quantidade por meio do 190, o capitão destaca que agora tem reduzido o número de ligações.
Desde março, foram realizados 11 termos circunstanciados, ou seja, quando houve o flagrante do crime. Nesses casos, é assinado o termo e embora a pessoa não necessite ir até a Delegacia de Polícia, ela tem o compromisso de comparecer em audiência. O termo circunstanciado é aplicado após uma avalição de lei federal, decretos estadual e municipal. Ainda conforme o capitão Rafael, a Brigada Militar tem realizado com frequência orientações, principalmente por meio do 190, prezando, também, pelo diálogo e saúde de todos.
- Denúncias
As denúncias à Guarda Municipal podem ser feitas por meio do número 153. Já as informações à Brigada Militar podem ser repassadas por meio do 190.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários