Covid 19

Laboratório Ethicalab oferece nova tecnologia em exame para detectar o coronavírus

Publicado em: 16 de junho de 2020 às 08:42 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:21
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Além de identificar se o indivíduo teve contato ou não com o vírus, exame indica se ele está desenvolvendo imunidade

    O laboratório Ethicalab é o primeiro a ter disponível para a sociedade de Santa Cruz do Sul e região um exame considerado inovador e que tem potencial para mudar o panorama de enfrentamento à pandemia, conforme a doutora Vera Lúcia Reck, mestre em bioquímica e responsável técnica pelo laboratório.

    Os exames Vitros Anti-SARS-CoV -2, tecnologia Jhonson & Jhonson, além de identificar se o indivíduo teve contato ou não com o vírus, indica se ele está desenvolvendo imunidade contra a Covid-19. “É uma ferramenta para enfrentar a doença com mais segurança”, diz Vera, que acrescenta que a medida faz com que as pessoas saibam se estão seguras para retornar suas atividades. A bioquímica lembra que até 85% dos contaminados pelo vírus podem ser assintomáticos ou têm sintomas leves.

    O teste é diferenciado dos demais, pois identifica a presença de anticorpos reagentes à proteína S, que é responsável pela ligação do vírus com a célula humana, sendo feito a partir de uma coleta de sangue. Também se diferencia por não apresentar reações cruzadas, sendo 100% específico para a  Covid-19. Os demais exames, de teste rápido e de outras metodologias mais simples, não pesquisam a proteína S (proteína Spike) e sim a proteína N (proteína Nucleocapsídeo), encontrada no RNA viral e, portanto, não garantem imunidade específica contra a Covid-19, conforme Vera. “Estes exames apenas dão a informação se houve ou não contato com o vírus”, explica a profissional. 

    Estudos demostram que parte dos anticorpos produzidos contra essa proteína seria neutralizante, ou seja, são esses anticorpos que inibem a ligação da proteína S do coronavírus à enzima ACE2, presente na superfície das células pulmonares. Segundo Vera, nem todo o Ac reagente contra a proteína S é neutralizante, mas todo o anticorpo neutralizante age contra a proteína S, portanto, os anticorpos, que podem indicar a imunidade contra a Covid-19 são os que reagem à proteína S.

    O que ainda não se sabe é a quantidade de anticorpos necessária para que o indivíduo esteja imune ao novo coronavírus e nem por quanto tempo estes anticorpos persistem após a infecção. “Portanto, devemos ter muita cautela na interpretação da dinâmica da resposta imunológica”, esclarece a bioquímica. 

    Ela afirma que os exames estão disponíveis com exclusividade no laboratório Ethicalab, porque este possui um equipamento robusto, o Vitros 5600, da marca Americana Ortho Clinical Diagnostics, que utiliza para o teste do SARS-CoV-2 a metodologia de quimioluminescência amplificada. O teste foi aprovado e validado pelo FDA, (órgão regulador americano) e está sendo usado nos Estados Unidos, por nada menos que a  Clínica Mayo, considerada pelas ciências médicas um dos melhores laboratórios do mundo. 

    O laboratório Ethicalab, tradicionalmente trabalha com alto padrão de qualidade e tem grande  satisfação em poder oferecer à comunidade o que tem de melhor, em termos de testes, para enfrentamento desta pandemia. Os resultados são entregues diariamente, sendo o exame realizado mediante agendamento prévio,  como medida para evitar aglomerações e podendo ser coletado no sistema Drive Thru para evitar possíveis contaminações.

    LABORATÓRIOS
    Matriz: rua Fernando Abott, 380, em Santa Cruz do Sul;
    Unidade do Arroio Grande: rua Pereira da Cunha, 137, em Santa Cruz do Sul. Ponto de referência: Hospital Ana Nery;
    Unidade de Monte Alverne: rua Dr. Pedro Eggler, s/nº, no Distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.