Óbitos foram registrados nos municípios de Santa Cruz do Sul, Encruzilhada e Venâncio Aires
Passados aproximadamente três meses do início da pandemia causada pelo novo coronavírus, alguns municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde ainda não registraram casos positivos da Covid-19, é a realidade de Herveiras, Sinimbu e Vale do Sol.
Na região, os óbitos pela doença foram registrados em Santa Cruz do Sul – onde uma pessoa morreu; em Venâncio Aires – que teve sete mortes – e em Encruzilhada do Sul, com um óbito. De acordo com a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, o fato de não serem registrados casos positivos de coronavírus em alguns municípios pode ocorrer por realmente não haver a transmissão do vírus na cidade ou, ainda, porque não são realizados testes da Covid-19 para que seja possível identificar as pessoas com o vírus.
Apesar dos casos confirmados na região, Mariluce destaca ser positivo o fato de que há cerca de 20 dias nenhum óbito ser registrado: "Isso nos deixa mais tranquilos, mas não tranquilos a ponto de liberarmos mais alguma coisa. Temos que nos manter nesse nível que estamos e para isso precisamos ter todos os cuidados". Ainda conforme a profissional, a região tem mantido uma linha, ou seja, não teve aumento significativo no número de casos, nem de internações. "Temos que cuidar mais o uso da máscara e intensificar a higiniezação para nos mantermos nessa linha reta e permanecermos na bandeira amarela", acrescenta.
Vale do Sol
Até o momento, explica a secretária municipal de Saúde, Daiane Krainovic, foram realizados 18 testes rápidos em pessoas que procuraram atendimento por apresentarem sintomas gripais. Foram 10 mulheres, sete homens e uma criança – entre eles, quatro que trabalham mas não moram no município -, todos negativados para a Covid-19. Atualmente, completa ela, não há nenhum vale-solense em monitoramento ou com suspeita.
Apesar do pedido para que a população fique mais isolada e permaneça, tanto quanto possível, em casa, a titular da Secretaria da Saúde avalia que muitos são resistentes à recomendação e são vistos pelas ruas, ainda mais aqueles que integram os grupos de risco, como os idosos. No entanto, o uso de máscara e álcool gel virou rotina, diz ela. Aliás, essa seria a justificativa para o município não ter tido casos até agora, analisa Daiane. “Acredito que por ser uma região agrícola de interior, e o pessoal ter aderido ao uso de máscara e álcool gel”, pontua. Da mesma forma, o administrador do Hospital Beneficente Vale do Sol, Marco Machado, acredita que seja pelas características do município, por ser interior, cidade menor. “Mais distante das grandes cidades, então não transitam tanto intercidades”, completa ele.
As pessoas com algum desconforto respiratório ou síndrome gripal acabaram procurando o plantão do Hospital Vale do Sol e foi feito monitoramento pelas unidades de saúde, outros casos foram diagnosticados nas ESFs e há quem tenha recorrido diretamente à Vigilância do Município, aponta Daiane.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários