Estudo foi realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e outras dez instituições
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e outras dez instituições acadêmicas do estado, divulgou na tarde desta quarta-feira (1º) em transmissão ao vivo no Facebook o resultado da quinta rodada do resultado da pesquisa referente à aplicação de testes para a detecção da covid-19 no estado. O estudo, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, teve como principal conclusão o aumento da prevalência de coronavírus nas cidades alvo da pesquisa.
A iniciativa tem como objetivo estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o coronavírus, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo e determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas e obter cálculos precisos da letalidade. Nesta quinta rodada, foram realizados 4.500 testes em nove cidades do Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Uruguiana, Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí.
RESULTADO DA PESQUISA
Do total de testes aplicados, 21 testaram positivo para o coronavírus, sendo três em Uruguaiana; três em Ijuí; três em Passo Fundo, três em Santa Cruz do Sul , um em Pelotas, dois em Porto Alegre, dois em Canoas, quatro em Caxias do Sul. A pesquisa ainda apontou que 0,47% da população tem anticorpos e que há um infectado a cada 214 habitantes. Além disso, para cada 1 milhão de habitantes no Rio Grande do Sul, estima-se que existem 4.667 infectados reais e 2.219 notificados e para cada notificado no Rio Grande do Sul existem ao redor dois casos não notificados.
As 21 pessoas que testaram positivo para a covid-19 apresentaram em sua grande maioria tosse (45%), além de dor de garganta (35%), alterações no olfato/paladar (30%), dificuldade pra respirar (25%), febre (20%) e diarreia (10%).
DISTANCIAMENTO SOCIAL
Quanto à questão do distanciamento social, 32,7% das pessoas entrevistadas afirmaram que saem diariamente de casa, 54,6% apenas para a realização de atividades essenciais e 12,7% disseram estar sempre em casa. Em relação a Santa Cruz do Sul, 33,2% das pessoas saem diariamente, 54,6% apenas para atividades essenciais e 12,2% ficam em casa o tempo todo.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários