Entre os municípios que vão realizar a aplicação de exames rápidos estão Vera Cruz, Vale do Sol e Santa Cruz
Neste fim de semana inicia a primeira etapa de testagens que analisará a progressão da Covid-19 na região. A pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Unisc, será realizada em 14 municípios, entre eles Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires, que realizam o estudo neste sábado e domingo, dias 1º e 2 de agosto, e Vale do Sol, que testará a população apenas no domingo.
Na Capital das Gincanas, assim como em Vale do Sol, esta é a primeira vez que testagens nestes moldes serão realizadas. Técnicos de enfermagem e enfermeiros da rede de saúde vão visitar residências na área urbana e rural – definidas previamente por sorteio – convidando os moradores a responder um questionário e realizar o teste rápido. O exame é feito a partir de uma gota de sangue coletada da ponta do dedo. “Serão duas pessoas, em princípio, que vão visitar as casas: um coletador e um motorista. Os coletadores estarão paramentados com jaleco, luva, óculos de proteção, máscara, touca, entre outros, e chegarão em um carro da saúde, facilitando a identificação por parte dos moradores”, frisa a secretária de Saúde Liseana Palma Flores.
Para o andamento das testagens, Liseana salienta a importância da comunidade receber os profissionais e participar do estudo. “É essencial que a população colabore, pois é a partir de pesquisas como essa que podemos reduzir a progressão da doença. Ao identificar quem está positivo para a Covid-19 poderemos evitar o contágio em massa”, esclarece. Segundo ela, esse apoio da comunidade também deve ocorrer durante o acompanhamento em casa realizado aos pacientes positivos ou suspeitos para o coronavírus. “As pessoas precisam ser sinceras com as informações repassadas aos profissionais. Isso contribui muito para que possamos mensurar a situação de cada um e como um todo”, acrescenta.
A PESQUISA
Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana, a partir das 8 horas. Em cada uma delas serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos nos 14 municípios. Os resultados serão divulgados ao final de cada rodada e a partir destes dados será apresentado um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa da população do Vale do Rio Pardo.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários