Empreendimento terá parceria entre a construtora Vargas e família Bertram. Confira imagens
Em dois anos, Santa Cruz do Sul contará com um empreendimento de tirar o fôlego de quem vê. Um Open Mall será construído junto ao trevo do Fritz e Frida, ao lado do Acesso Grasel, principal entrada para o município. A previsão é que 36 lojas se estabeleçam no ponto, que contará – entre os investidores – com o trabalho de Mathias Bertram, da Lisaruth Delícias Caseiras, Erikson Karnopp, da Karnopp Imóveis, e Construtora Vargas.
O espaço, comprado há dois anos pela família Bertram, foi negociado com investidores. “Adquirimos esse local visualizando a geração de emprego, renda e a intensificação do turismo. A intenção sempre foi essa e agora poderemos ajudar a tornar isso realidade”, conta Mathias Bertram. O espaço total do empreendimento será de 9.000m², com 4.000m² de área construída, 1.800 m² de praça aberta e vagas para estacionamento.
No prédio histórico, onde antes havia um salão de baile, a comunidade deverá contar – a partir de 2022 – com diferentes segmentos ainda não antecipados. “É um caminho ao encontro do turismo de negócio e de lazer. As pessoas virão desfrutar bons momentos aqui, junto à natureza, com esse empreendimento à céu aberto”, salienta.
A estrutura de 1926 passará por reformas, mas terá a fachada e os traços preservados. De acordo com Erikson Karnopp, três empresas de arquitetura – Téia+Iara de Santa Cruz do Sul, Tratto Lajeado e uma especializada em Open Mall de Porto Alegre – irão atuar no local. Já a comercialização dos espaços ficará no comando da Karnopp Imóveis. “A parceria com a construtora Vargas, de Lajeado, já ocorre há mais de 15 anos. Há um ano tivemos essa ideia, de usar da melhor forma essa esquina e deixar um legado para a cidade”, destaca.
A previsão do início da obra, orçada em R$ 20 milhões, é para janeiro. Já a entrega deverá ocorrer após 24 meses.
Mas, o que é um Open Mall?
Tendência mundial, os Open Malls são centros comerciais a céu aberto, oportunizando uma interação maior dos clientes com o meio ambiente. Com uma estrutura mais aberta e com mais áreas de convivência verdes, os espaços se originaram nos Estados Unidos nos anos 80 e passaram a ganhar força em outros países através do tempo. Os locais proporcionam uma sensação de estar passeando ao ar livre, com a segurança e conforto que os shoppings centers oferecem.