Região

Com mapa todo laranja, governo não recebe recursos na 21ª rodada do Distanciamento Controlado

Publicado em: 27 de setembro de 2020 às 08:52 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 16:04
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Divulgação/Governo do Estado
    compartilhe essa matéria

    Vale do Rio Pardo teve pedido de cogestão aprovado e pode seguir regras da bandeira amarela

    Pela primeira vez, desde que a instância recursiva do Distanciamento Controlado foi criada, há pouco mais de três meses, o governo do Estado não recebeu nenhum pedido de reconsideração ao mapa preliminar até este domingo (27). Também de forma inédita, na sexta-feira (25), todas as regiões, nesta 21ª rodada, foram classificadas com bandeira laranja – que representa risco epidemiológico médio.

    Do total das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam medidas alternativas às bandeiras definidas pelo Estado.

    As regiões em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela (risco baixo), basta que enviem planos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). Até o momento, apenas Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo têm aprovados protocolos de vermelho para laranja e também de laranja para amarelo. Para que as demais possam adotar protocolos menos restritivos, devem enviar documentos ao governo.

    Sem pedidos de reconsideração, o Gabinete de Crise deve, nesta segunda-feira (28), apenas confirmar a classificação preliminar no mapa definitivo, por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 21ª rodada começa à 0h de terça-feira (29) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (5).