Pandemia fez aumentar a demanda no local que tem capacidade para fazer a triagem de 500 exames diários da covid-19. Conheça o trabalho realizado no laboratório
A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe diversos desafios e inclusive aumentou a demanda de trabalho na área da saúde. Em Santa Cruz do Sul, foi organizada uma Central de Triagem, junto ao Laboratório Regional da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, localizado no prédio da Unimed. Das seis centrais criadas no interior do Rio Grande do Sul, Santa Cruz é uma das cidades que dispõe do serviço.
Desde o dia 22 de setembro, um trabalho mais intenso em relação à Covid-19 tem sido realizado com a implementação do projeto Testar RS. O projeto consiste em oferecer gratuitamente nos postos a testagem da covid para profissionais da saúde e pessoas que apresentem algum sintoma da doença. O Município tem a possibilidade de realizar 500 exames PCR por dia, com resultado chegando em 48 horas, mas, no momento, são feitos aproximadamente cem exames diariamente. Dos um mil realizados desde a implementação do projeto na região, 89 positivaram, o que representa 20% do que foi enviado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), situada no Rio de Janeiro. O laboratório local fica responsável pela triagem de testes da doença em cidades que integram tanto a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde quanto a 8ª Coordenadoria.
Um serviço diferenciado
Além de encaminhar para o Rio de Janeiro os exames da covid coletados na região, o Laboratório Regional de Santa Cruz do Sul também trabalha em conjunto com as vigilâncias ambiental e epidemiológica, atendendo municípios da 13ª e 16ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Segundo a farmacêutica bioquímica Daniela Becker, o laboratório faz a pesquisa de vetores e potabilidade da água, além dos exames bacteriológicos da tuberculose.
Para ela, Santa Cruz é uma cidade privilegiada por dispor de um laboratório desse tipo, até porque no estado existem apenas 14 laboratórios regionais. Atualmente, além de Daniela, há também uma bióloga, a Luíza Magnus, e mais uma equipe de profissionais também capacitadas para a triagem das coletas da covid-19. "É de suma importância essas análises que fazemos na região. No caso da tuberculose, principalmente pela localização dos presídios", complementa.
Segundo a profissional, o número de testagens diárias realizadas por meio do projeto ainda é considerado baixo levando em consideração a quantidade de pessoas que podem ser testadas diariamente. Daniela acredita que a falta de informação, pode contribuir por essa baixa procura: "As testagens são muito importantes, porque auxiliam na identificação de casos novos e faz com que a gente tenha uma noção do cenário da região", comenta.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários