Tradicionais carreatas, bandeiraços e caminhadas seguem a todo vapor pelos partidos e são autorizadas
A menos de um mês para o pleito municipal 2020, os candidatos começam a intensificar as campanhas eleitorais em Santa Cruz do Sul. Além da propaganda no rádio, na tv e nas redes sociais, os modos tradicionais como carreatas, bandeiraços e caminhadas seguem a todo vapor pelos partidos.
Mesmo com cumprimento dos protocolos de segurança e higienização e não havendo proibições quanto as atividades de campanha devido a pandemia, a orientação do Ministério Público é que os candidatos evitem aglomerar pessoas. "É um ano atípico, de campanha e eleições atípicas, mas as legislações eleitorais e sanitárias tem que andar juntas. Embora não exista proibição, a regra principal é evitar aglomerações. E se pensarmos em um comício, por exemplo, tendo que manter o distanciamento, uso obrigatório de máscara dentre outras regras, consideramos inviável a realização do mesmo. Portanto, a orientação do MP é que não se façam comícios", explicou a promotora eleitoral Vanessa Saldanha de Vargas, em entrevista ao programa Assunto Nosso.
Ainda, segundo Vanessa, é responsabilidade dos candidatos colaborar com a preservação da saúde de seus eleitores.
O que diz o Decreto Municipal?
Em Santa Cruz do Sul, de acordo com o decreto publicado no dia 14 de outubro, estão permitidas reuniões partidárias e distribuição de materiais, comícios, além de bandeiraços e caminhadas, cumprindo os protocolos de segurança e higienização e com as seguintes regras:
Reuniões partidárias e distribuição de materiais: Uso obrigatório de máscara; distanciamento de um metro entre pessoas; número máximo de 50 participantes; quando em lugares fechados, o distanciamento deve ser de dois metros com cadeiras e fileiras intercaladas; em caso de jantas e almoços, devem ser mantidos os protocolos de higienização e segurança, sendo que o evento pode ter, no máximo, duas horas de duração.
Bandeirações e Caminhadas: Uso obrigatório de máscara; distanciamento de um metro entre pessoas; número máximo de 150 participantes.
Comícios: Uso obrigatório de máscara; distanciamento de um metro entre pessoas; número máximo de 200 participantes; quando em lugares fechados, o distanciamento deve ser de dois metros com cadeiras e fileiras intercaladas; em caso de jantas e almoços, devem ser mantidos os protocolos de higienização e segurança, sendo que o evento pode ter, no máximo, duas horas de duração.
Notícias relacionadas

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado
Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação

Câmara recebe 18 projetos para a sessão desta segunda-feira
Reunião inicia às 18h no Plenário Vereador Nilton Garibaldi

Deputados Pedro Westphalen e Marcus Vinícius inauguram Escritório Regional de Representação
Espaço receberá comunidade, lideranças políticas, empresários e entidades

Vereador de Santa Cruz propõe projeto “Anti-Oruam”; entenda
Proposta apresentada por Abel Trindade quer reforçar controle sobre conteúdos de eventos voltados ao público infanto-juvenil