Recurso bastante usado, canções buscam criar um vínculo com os eleitores
Com o início da propaganda eleitoral no rádio, TV e internet, as letras e melodias das músicas de campanha, chamados "jingles", já entraram de forma efetiva no cotidiano dos eleitores. Em Santa Cruz do Sul, seis dos sete postulantes ao Palacinho optaram pelo recurso com canções que, além do posicionamento, reforçam a identidade de cada candidato e, dessa forma, criam uma identificação e vínculo com quem ouve.
Ouça e conheça mais sobre os jingle de cada campanha:
"JUNTOS SOMOS MAIS FORTES"
Inspirada nos jingles clássicos, a música de campanha de Alex Knak (MDB) e Fabiano Dupont (PSB) foca em falar em administração moderna, união e no contato direto com a comunidade. Segundo um dos responsáveis pela campanha, o jingle apresenta na letra a identidade do candidato a prefeito, explanando o trabalho político desenvolvido por ele nos bairros, centro e interior do município. A música é uma produção da Jinga Música, de Porto Alegre.
"O MOMENTO PEDE O NOVO"
Desenvolvido pelo músico santa-cruzense Edinho Nascimento juntamente com a cantora Silvane Severo, o jingle da campanha de Carlos Eurico Pereira e Paulo Bigolin, do Partido Novo, traz em sua letra questões que remetem a novos tempos e um novo olhar para a cidade e as necessidades do município. Segundo a produtora, a ideia é transmitir uma nova forma de governar para todos os santa-cruzenses, visando que o momento pede o novo.
"SANTA CRUZ DA GENTE"
Com uma pegada jovem, embalada pelo hip hop, o jingle de campanha de Frederico de Barros (PT) e Manu Mantovani (PCdoB) "Santa Cruz da Gente" traz na sua letra pontos que reforçam a identidade dos candidatos. A canção, de acordo com Frederico, foi pensada em inspirar e trazer uma mensagem de esperança, para que as pessoas voltem a ter "brilho nos olhos". Além disso, a letra faz alusão à valorização da cultura e aos trabalhadores, tanto nos bairros quanto no interior do município.
"CHEGOU A VEZ DELA"
Produzida pela Critério/Loop Reclame de Porto Alegre, a música de campanha de Helena Hermany (Progressistas) e Elstor Desbessel (PL) retrata a história de vida e política da candidata. Após três mandatos como vice-prefeita e um período de sete meses como prefeita, o jingle enfatiza que "chegou a vez dela" assumir. A letra fala em seguir o trabalho com experiência e valorizando o relacionamento com as pessoas. Ainda, segundo os responsáveis pela campanha, a canção busca relatar as características de Helena não só como política, mas também como pessoa/mulher forte e atuante.
"PRA FAZER MAIS"
Focado nos pilares do plano de governo, que abrangem economia, gestão, saúde e educação, o jingle de campanha da chapa da base governista encabeçada por Jaqueline Marques e vice Ido Dupont, ambos do PSD, busca valorizar as realizações do mandato de Telmo Kirst e evidenciar que os candidatos representam essa continuidade. Conforme a produtora responsável pela canção, FF Áudio Maker, a ideia de uma melodia crescente e dinâmica foi para comparar com o crescimento de Santa Cruz. Além disso, a escolha por uma voz masculina e feminina foi para representar a ideia de uma dupla que se complementa.
"SEMPRE EM FRENTE"
O jingle da campanha de Mathias Bertram (PTB) e César Cechinato (PSB) foi criado em cima do conceito que também dá o nome à coligação: "Sempre em Frente". De acordo com os responsáveis, a canção traz a história e é uma homenagem à Santa Cruz, uma cidade pujante e que se recusa a andar para trás ou ficar parada. Ainda, conforme eles, a letra também retrata o posicionamento e a identidade de Mathias, empresário e com um olhar para o futuro, indo em "busca do excelente", como diz o jingle, criado por Gustavo Brodinho e Gabriel Correa.
Os candidatos Irton Marx e Walter Couto, do Solidariedade, não possuem jingle de campanha.
Notícias relacionadas

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado
Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação

Câmara recebe 18 projetos para a sessão desta segunda-feira
Reunião inicia às 18h no Plenário Vereador Nilton Garibaldi

Deputados Pedro Westphalen e Marcus Vinícius inauguram Escritório Regional de Representação
Espaço receberá comunidade, lideranças políticas, empresários e entidades

Vereador de Santa Cruz propõe projeto “Anti-Oruam”; entenda
Proposta apresentada por Abel Trindade quer reforçar controle sobre conteúdos de eventos voltados ao público infanto-juvenil