Ela conheceu o autor durante os anos que viveu em Roma, Biella e Veneza
Ottavio, a história de um imigrante italiano, é uma obra do escritor italiano Marco Petrin, e foi lançado nas feiras do livro de Venâncio Aires, Lajeado e Santa Cruz do Sul. Com nove anos residindo na Itália, a venâncio-airense Gabriele Becker teve a oportunidade de traduzir a obra para o português. Ela conheceu o autor durante os anos que viveu em Roma, Biella e Veneza. Se tornou amiga da família. De volta ao Brasil, Gabriele tem representado o autor em feiras literárias.
“Convidei o Petrin para vir ao Brasil fazer a divulgação, porém neste primeiro momento não foi possível”, destaca Gabriele. A tradutora diz estar honrada por ter feito parte do livro, que conta a vida do personagem Ottavio. “É um romance muito bom que pode ser lido por qualquer pessoa, não necessariamente por imigrantes italianos. A obra também é uma experiência de renovação e resgate pessoal”, afirma.
Petrin é formado em Direito, produtor esportivo e escritor. Redigiu o livro com o intuito de contar a história de um imigrante italiano, como vivia antes de imigrar e como eram as suas viagens. Além disso, o título traz pesquisas feitas pelo autor, ressaltando as histórias das famílias imigrantes na Itália. Lançado em 2012 na Europa, chegou ao Rio Grande do Sul neste mês e depois do lançamento nas feiras da região, será a vez da feira do Livro de Porto Alegre, em novembro.
Resumo do livro
Na Padova do fim do século XIX, as dificuldades econômicas e a pobreza obrigam Maria a fazer uma dolorosa escolha: entregar o pequeno Ottavio – fruto da violência de Vittorio, filho do patrão – aos cuidados de um orfanato onde será educado e cuidado por um padre iluminado e sensível.
Deste dramático evento nasce uma narração que põe em paralelo a existência dos três protagonistas, até que a sucessão e coincidências imprevistas dos acontecimentos, os colocará frente a frente e todos perante à verdade. No estreito final, em uma crescente tensão narrativa e emotiva, se manifesta a solução inesperada das suas vidas que reservará a eles uma segunda ocasião, um resgate.
Notícias relacionadas

Agerst decide nesta segunda sobre reajuste da tarifa de ônibus em Santa Cruz
Proposta da prefeitura prevê passagem a R$ 5,50, com subsídio municipal; concessionária pediu R$ 7,15

Devolve ICMS aumenta poder de compra de alimentos para famílias de baixa renda
Programa devolve até 26 vezes a carga do imposto estadual sobre o consumo efetivo de itens da cesta básica

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Empresários acampam para garantir estandes na Feira da Produção de Vera Cruz
Venda inicia nesta segunda-feira, mas o primeiro vera-cruzense chegou na fila na noite de sábado