Pesquisa foi divulgada pela Datafolha
Mais de 33% da população brasileira consideram a vítima culpada pelo estupro. O dado consta de pesquisa feita pela Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Divulgado nesta quarta-feira (21), o levantamento mostra ainda que 42% dos homens e 32% das mulheres entrevistados concordam com a afirmação: “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”, enquanto 63% das mulheres discordam. “O percentual dos que concordam não varia entre homens e mulheres (30%), o que significa que, para um terço dos brasileiros, a mulher que é agredida sexualmente é, de alguma forma, culpada pela agressão sofrida se opta por usar certas peças de roupa”, diz o levantamento.
De acordo com a pesquisa, os graus de concordância variaram mais em função da idade e escolaridade. Os grupos que mais se afastam da média são as pessoas com 60 anos ou mais, com 49% de discordância e, no lado oposto, as pessoas com ensino superior, em que a discordância chegou a 82%. O levantamento mostra também que 65% da população tem medo de sofrer violência sexual. "O percentual cresce quando desagregamos o dado por sexo, já que 85% das mulheres brasileiras afirmam ter medo ante 46% dos homens".
Metodologia
A Datafolha fez 3.625 entrevistas com pessoas a partir de 16 anos de idade, em 217 municípios. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 5 de agosto deste ano. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja aqui a pesquisa completa.
Notícias relacionadas

Com subsídio da Prefeitura, veja quanto vai custar a tarifa de ônibus em Santa Cruz
Decreto assinado pelo Sérgio Moraes deve ser publicado nas próximas horas

Deputado defende ajustes na concessão da RSC-453 para minimizar impacto dos pedágios
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Airton Artus (PDT) abordou o assunto, além da implantação do modelo free flow

Herveiras trabalha para instalação de lago que vai servir como reservatório de água do município
Iniciativa visa solucionar o problema com estiagens na cidade

Escola de Vera Cruz está entre as melhores do estado no Prêmio Alfabetiza Tchê
Município se destaca na educação com reconhecimento estadual pela qualidade na alfabetização