Mais de 129 mil eleitores - em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol - vão às urnas
Neste domingo (15), mais de 129 mil eleitores – em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol – vão às urnas decidir o futuro administrativo desses municípios. Mas neste ano, além de honrar o compromisso em eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, os eleitores também têm o compromisso com a saúde, já que o pleito se realiza em meio à pandemia. Para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda uma série de medidas que visam cumprir o distanciamento social entre eleitores e mesários, bem como o contato com superfícies e objetos, além de reforçar os cuidados com a higiene, conforme protocolos sanitários.
Dessa forma, além de ficar atento aos horários de votação, documentos necessários para exercer o direito de cidadão, além de ter em mãos os números dos candidatos, os eleitores terão que se ater a essas medidas no dia de eleição, mantendo não só a sua segurança, mas também dos demais envolvidos neste pleito.
HORÁRIO
O horário de votação será das 7 às 17 horas. Eleitores com 60 anos ou mais – que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus – terão preferência em votar das 7 às 10 horas – o que não impede os demais eleitores de votarem neste mesmo período do dia.
DOCUMENTAÇÃO
É preciso apresentar documento oficial com foto, como via digital do título de eleitor, e-Título, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH. Não serão aceitas certidões de nascimento e casamento. Serão aceitos documentos com validade vencida, desde que comprovem a identidade do eleitor.
QUEM DEVERÁ VOTAR
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, mas facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos, bem como maiores de 16 até idade inferior a 18 anos.
USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL GEL
O uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel são obrigatórios, sendo os eleitores orientados a higienizar as mãos antes e depois de votar.
CANETA
O TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação, no entanto, não será obrigatório que o eleitor leve o objeto.
BIOMETRIA
A identificação biométrica dos eleitores está dispensada neste pleito. Porém, aqueles que votam em Vera Cruz e Vale do Sol – onde o calendário de cadastramento biométrico já encerrou – e não realizaram a biometria, não poderão escolher os governantes locais, ou seja, só votam os eleitores que estiverem com o título em dia. A exceção à regra é para os eleitores de Santa Cruz do Sul, onde a conclusão do processo de cadastramento biométrico foi prorrogada.
COLA ELEITORAL
O eleitor poderá levar uma “cola” contendo o nome e o número de seus candidatos, para facilitar o voto. Porém, é proibido portar celular, máquina fotográfica e filmadoras dentro da cabine de votação.
PREFERÊNCIA PARA VOTAR
Terão preferência para votar: candidatos; juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais; policiais militares em serviço; eleitores com mais de 60 anos; enfermos; eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida; e mulheres grávidas, lactantes e aquelas acompanhadas de crianças de colo e obesos. Idosos com mais de 80 anos terão preferência sobre os demais eleitores independentemente do momento de sua chegada à seção eleitoral.
ORDEM DE VOTAÇÃO
A urna eletrônica exibirá primeiro o painel de votação para vereador, onde o eleitor deverá digitar os cinco dígitos do candidato e, após, para prefeito, com dois dígitos.
NA SEÇÃO
Ao entrar na seção, o eleitor deve mostrar seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância. Apenas em caso de dúvida na hora da identificação, o mesário poderá, excepcionalmente, pedir ao eleitor para se afastar dois passos para trás e abaixar a máscara brevemente, evitando se comunicar por esse tempo, apenas para o reconhecimento facial.
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
Caso o eleitor esteja fora do domicílio eleitoral, pode justificar a ausência no próprio dia de votação, das 7 às 17 horas. O procedimento estará disponível pelo aplicativo e-Título, e uma ferramenta de georreferenciamento permitirá a justificativa de quem estiver fora da cidade na qual vota. Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título. Nesses casos, é preciso apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país. No caso específico da Covid-19, a orientação é que o eleitor fique em casa se estiver com febre ou tiver contraído o coronavírus no período de 14 dias antes do dia da votação. Quem deixar de votar por essa razão deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão