Em todo o estado, a projeção é de queda acentuada na produção da primeira safra
Com grande ausência de chuvas, as perdas nas lavouras de milho superam 30% e em algumas propriedades chegam a 70%, segundo levantamento do escritório de Venâncio Aires da Emater/RS-Ascar. Em todo o estado, a projeção é de queda acentuada na produção da primeira safra, devido à estiagem ter iniciado no período mais importante do cultivo, entre o florescimento e o enchimento de grão.
De acordo com o chefe do escritório de Venâncio Aires da Emater/RS-Ascar, Vicente João Fin, os produtores rurais têm procurado os técnicos agrícolas acerca da solicitação ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), no entanto, não há recomendação para o pedido ao programa. “Nós temos feito ponderações, mostrando que com os preços atuais de mercado, com 35/38 sacas de milho grão, paga a conta tranquilamente, os valores estão acima de R$ 70,00 a saca e esse preço dificilmente compensa a solicitação do Proagro […] o produtor tem que ponderar e colocar na ponta do lápis o que é melhor nesse momento”, diz o chefe do escritório de Venâncio Aires da Emater/RS-Ascar.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade