Mais do que o anúncio de bons empreendimentos, coluna escreve a trajetória de grandes personalidades
A coluna Feed de Negócios surgiu no Portal Arauto em meio à pandemia da Covid-19. Entre notícias difíceis e desanimadoras, o anúncio de novos empreendimentos, do sucesso de empresas e da história de lideranças da região ajudou a motivar a todos a acreditar em tempos melhores. Do dia 1º de junho até este sábado (26), foram 200 matérias compartilhadas com o gigante público do Grupo Arauto de Comunicação.
E para exemplificar todas as histórias inspiradoras encontradas pela região, separamos as 10 mais acessadas para realizar uma retrospectiva desse ano que, em meio às dificuldades, tanto nos ensinou. As trajetórias de sucesso podem ser relembradas a seguir ou clique aqui para acessar todas as 200 grandiosas histórias contadas em 2020.
"O segredo é trabalhar com honestidade", diz Lothar Krause
Se tem algo que deixa Lothar Kurt Krause feliz é saber que algum cliente perguntou por ele. Afinal, mesmo quando ele não está na Samaq Concessionária Massey Ferguson, sua presença é de alguma forma sentida por todos que conhecem a história da empresa e têm consciência do quanto Krause foi importante para a existência desse local. O legado da Samaq vai além dos 52 anos de história e se reflete no instinto empreendedor do seu fundador que, aos 90 anos, faz questão de estar por dentro de tudo que acontece na empresa e de estabelecer, sempre que pode, bons relacionamentos. Clique aqui para continuar lendo.
“Com muita persistência e fé, a gente consegue tudo”, diz fundador do Beto Peças
Conversar com o empresário Ariberto Roni Hannemann é, sem dúvida, uma rica oportunidade para absorver conhecimento e ouvir saudáveis narrativas. Humilde, observador e muito cauteloso nas palavras, é daqueles amigos pelo qual nutrimos elevada estima e admiração. Beto, como é mais conhecido, é protagonista de uma bem-sucedida história pessoal e empresarial, fruto do trabalho iniciado há quatro décadas através da sua empresa que se tornaria uma das mais tradicionais da cidade: o Beto Peças. Clique aqui para continuar lendo.
Na vida e no esporte, Giovane Pick usa a técnica do mergulhador
Dos negócios e das pistas, Giovane Pick é daqueles que acelera. Vê as possibilidades e ruma em busca delas. Arrisca, mas sempre lembrando da técnica do mergulhador: de que você não pode se desesperar. Ficar sereno é a dica dele, conhecido em Vera Cruz, na região, no estado e até no Brasil por sua atuação de sucesso no ramo empresarial, capitaneando a rede de Postos Central, e sua atuação nas pistas de corrida, sendo reconhecido em variados títulos de velocidade – o que o orgulha e emociona. Clique aqui para continuar lendo.
Jorge Bertão: “para as crianças, eu sou o ‘Bocão’, pois estou sempre sorrindo”
Ele gosta de gente, de fazer novos amigos e ser lembrado pela simplicidade. Sente-se bem ao participar do nascimento de uma nova vida, mas sobretudo se orgulha em por anos cuidar de quem um dia ouviu dar o primeiro choro. Jorge Fernando Bertão é pediatra, conhecido em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz pela sua dedicação às crianças. É chamado por elas de “Bocão”. O motivo: porque está sempre sorrindo. Aliás, ele diz que ao acordar você tem 100 motivos para levantar bem e 100 para levantar mal e que escolhe felicidade, amparar as pessoas e passar o conhecimento que tem em saúde a elas. Clique aqui para continuar lendo.
Das vendas com bicicleta a CEO da Cindapa; conheça a história de Carlos Köhler
Dos erros e dos acertos. Da persistência, da garra e da certeza de nunca desistir. Carlos Köhler é um desses. Ajudou na produção de morangos, foi auxiliar do auxiliar de eletricista, padeiro, confeccionou camisas, se desafiou no preparo de schmier, foi vendedor, mas acima de tudo um sonhador. A vida simples levada nos tempos de criança lhe mostrou que é preciso arriscar, buscar aquilo que quer. Foi o que fez. Depois de tantas funções, muitas delas com a ajuda de uma bicicleta, hoje Carlos se orgulha de unir duas paixões: gestão e vendas. Ele é CEO da Cindapa, empresa com destacada atuação no cenário da segurança. O caminho até aqui foi longo. Clique aqui para continuar lendo.
"Eu não tinha dinheiro para investir, mas eu conhecia o ramo", diz proprietário da Geração Materiais para Móveis
Do estoque limitado, das madrugadas com receio da chuva, dos tombos e das incertezas, sempre em rumo à vitória. Roberto Baumgarten não sabia quando aconteceria, mas sempre teve certeza de que daria certo. A Geração Materiais para Móveis tem 31 anos de história, 125 colaboradores, 100 fornecedores e nove mil itens à disposição da comunidade em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, mas também em Lajeado, no Vale do Taquari, e até em Santa Maria. Quem pensa na grandiosidade do empreendimento, não imagina que tudo começou em um pequeno chalé, no Bairro Arroio Grande. Clique aqui para continuar lendo.
Em três décadas de história, diversas marcas na arquitetura de Santa Cruz
São 30 anos de histórias e muitas obras para se orgulhar. A trajetória do arquiteto Ronaldo Wink, que se entrelaça com a de pontos tradicionais de Santa Cruz do Sul, é marcada por sonhos realizados e muito trabalho. Um dos responsáveis pelo projeto do Ginásio Poliesportivo, sede do Tênis Clube, além de inúmeros projetos comerciais e residenciais, o profissional completou em julho três décadas de carreira. Clique aqui para continuar lendo.
Da pequena Pampa aos grandes mercados: Celso Müller relembra trajetória de sucesso
Em diversas madrugadas dos anos 90, Celso Müller acordava e sozinho ia em direção à Ceasa, central de abastecimento em Porto Alegre. A jornada solitária tinha uma ótima justificativa: além do banco do motorista, no retorno, todos os espaços da pequena Ford Pampa eram ocupados por frutas e fé em um futuro melhor. Já em Santa Cruz do Sul, regado com o incentivo e trabalho da família, administrava uma fruteira na Rua 28 de Setembro. Os humildes 20 metros quadrados deram início a uma trajetória marcada pela determinação e pelo sucesso do que hoje se conhece por Miller Supermercados. Clique aqui para continuar lendo.
Quase centenária, Fruki tem pilares familiares e de boa gestão
De 96 anos de história, Nelson Eggers esteve presente em 60 deles ao lado da produção do refrigerante, que conquistou o Rio Grande do Sul. Dentre todos os gaúchos apaixonados pelo sabor da Fruki, lá está ele. Presidente do Conselho Consultivo da empresa, Eggers admite o carinho especial pelo sabor da guaraná. Gosto esse que remete ao passado e lhe faz lembrar como tudo começou, numa pequena fábrica de refrigerantes e cervejas em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Clique aqui para continuar lendo.
Sete águas e milhares de motivos para se apaixonar
Desde 1999, o Sítio Sete Águas encanta pela simplicidade, pelas belezas naturais e pela tranquilidade que só é possível encontrar no interior. Localidade de Boa Vista, em Santa Cruz do Sul, que passou a ser mais valorizada desde a abertura do espaço que conquistou milhares de pessoas. Foi da passagem das águas do rio Taquari Mirim, de dois arroios e quatro nascentes que Dalvo Schmidt criou o nome do sítio, que recebe 10 mil visitantes a cada ano. Clique aqui para continuar lendo.